A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

INDAIATUBA É DESTAQUE EM INFRAESTRUTURA E INVESTIMENTO NO ESPORTE

Balanço dos últimos quatro anos mostra ampliação na atuação da pasta em todas as frentes
29/12/2016 18:00h


Foto: Arquivo - Adriana Panzini - SCS/PMI
INDAIATUBA É DESTAQUE EM INFRAESTRUTURA E INVESTIMENTO NO ESPORTE

Indaiatuba é hoje exemplo de gestão de qualidade e desenvolvimento do esporte em nível regional e nacional. Nos últimos quatro anos, a união do trabalho sério com a dotação de orçamento complementado por verbas estaduais e federais, levou a uma ampliação da atuação da pasta em todas as frentes: no esporte de base com caráter educacional, no esporte de participação para maior qualidade de vida da população e no esporte de alto rendimento. Hoje a cidade possui projetos que atendem gratuitamente mais de 12 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, e exibe conquistas inéditas, como as vitórias obtidas por seus atletas nos Jogos Paralímpicos, nos Jogos Regionais, nos Jogos Abertos e em uma série de outras competições pelo mundo. Em 2016, até mesmo a Tocha Olímpica passou pelos domínios indaiatubanos, inserindo seus moradores em mais um capítulo da história mundial do esporte. “Indaiatuba faz parte de uma pequena parcela de municípios no Brasil que possuem um orçamento dedicado à área do esporte, fruto da visão da gestão do prefeito Reinaldo Nogueira, que sempre acreditou no poder transformador do esporte na vida do cidadão”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Tenho mais de 30 anos de atuação na área pública e sempre digo que política para o esporte não se faz sem recursos e, no nosso caso, conseguimos estabelecer também parcerias de muito valor com os governos Estadual e Federal, mostrando capacidade de execução, transparência na prestação de contas e total aproveitamento dos equipamentos financiados. Isso nos credenciar a buscar cada vez mais novos projetos que permitam atender ao maior número de pessoas possível. Esta é a verdadeira missão do esporte, a massificação com o objetivo de levar bem estar, qualidade de vida e saúde, diz.



ESTRUTURAÇÃO PARA O CRESCIMENTO



Desde 2013 a Secretaria de Esportes vem adotando a normatização de projetos como garantia do padrão de qualidade e transparência na aplicação dos recursos. Um dos principais exemplos foi a criação e implementação da Bolsa Atleta, sob os mesmos parâmetros da bolsa concedida pelo Governo Federal e dos critérios estabelecidos pela portaria 164. Instituiu-se, dessa forma, regras claras para a concessão do benefício, ao qual todos os atletas da cidade podem se candidatar. Também ficou definido que não haveria mais contratação de esportistas de outras cidades para competir por Indaiatuba nas principais provas, e sim que seriam valorizados os atletas da cidade, que treinam no município e que mereciam apoio para se desenvolver. “Essa foi claramente uma decisão acertada, e que trouxe resultados muito mais rápido do que esperávamos”, ressalta Panzetti. “Ano a ano vimos a evolução do desempenho de nossas equipes no alto rendimento e em 2016 tivemos inclusive representantes nos Jogos Paralímpicos, vencedores de medalhas para o país”, completa. Este ano, Indaiatuba também brilhou especialmente nos Jogos Regionais - com o melhor resultado da história, chegando a 203 medalhas e sagrando-se campeã em sete modalidades e vice-campeã em outras seis, sendo que já havia sido campeã por medalhas em 2015 – e nos Jogos Abertos, onde foi vice-campeã com 96 medalhas.



Também com o foco de melhoria e padronização, foi criada em a Coordenação Pedagógica, direcionada à implantação de processos didáticos de aperfeiçoamento contínuo e treinamento a toda a equipe da Secretaria. Entre os programas desenvolvidos, estão capacitações em parceria com a Unifesp e a USP.



Da mesma forma, foram normatizadas as atividades do projeto de caráter educacional Esporte Cidadão, que atende gratuitamente crianças de 6 a 17 anos em 20 modalidades esportivas em 20 núcleos espalhados pela cidade. Em 2014, este programa ganhou ainda novo impulso para expansão do atendimento com o estabelecimento de parceria público-privada inédita, via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, com coordenação da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e participação das empresas Toyota do Brasil e John Deere. Atualmente, são mais de oito mil participantes, sendo quase dois mil somente na natação. Além de trabalhar valores inerentes ao esporte e importantes para a formação do cidadão, como trabalho em equipe, determinação, respeito e disciplina, o projeto estimula a interação com a família e com os demais colegas em festivais semestrais e encontros para a competição saudável.



O esporte de participação, voltado a adultos e idosos no Departamento de Lazer, é outra área que apresenta grande desenvolvimento, atendendo hoje a cerca de cinco mil pessoas em atividades como musculação, hidroginástica e ginástica. Além de desfrutar de um dia a dia com maior qualidade de vida, os alunos do Lazer também são engajados em ações sociais e periodicamente se organizam para colaborar com entidades da cidade. Apenas em uma das iniciativas de 2016, foram arrecadas e doadas 43 mil fraldas geriátricas. São realizados igualmente eventos especiais, como o Férias no Parque, com aulas gratuitas ao ar livre para a população.



NOVOS EQUIPAMENTOS



Outro marco dos últimos quatro anos foram as inaugurações de novos equipamentos e melhoria dos núcleos atuais. Entre alguns exemplos, estão a abertura do Velódromo Municipal, da nova piscina de 50m do Centro Esportivo do Trabalhador, o Núcleo Esportivo Cruzeiro, com campos públicos de rugby e futebol, a nova Academia Municipal, o Núcleo Esportivo do Complexo Parque das Nações e o Núcleo Esportivo João Pioli, bem como a reforma do Ginásio Municipal e do Núcleo Esportivo Parque Corolla.



GRANDES EVENTOS



Além dos programas regulares da Secretaria de Esportes, a pasta ainda é responsável pela organização de grandes eventos que reúnem milhares de pessoas para aproveitar momentos de esporte e lazer. Entre as ações que já entraram para o calendário da cidade, estão o Circuito Esportivo 1º de Maio – que em 2016 em sua sexta edição ofereceu provas de ciclismo, skate e bicicross – e a Corrida Cidade de Indaiatuba, que homenageia o aniversário do município e que é prestigiada por milhares de atletas amadores e profissionais. Este ano, Indaiatuba também sediou a etapa final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. Mas o principal marco histórico foi a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica no dia 21 de julho, em trajeto de 5km pelas ruas da cidade que encantou os moradores.



REPRESENTAÇÃO EM FÓRUNS NACIONAIS



Indaiatuba esteve representada em todas as principais discussões nacionais relativas ao futuro e às políticas para o esporte nos últimos anos, na pessoa do secretário Humberto Panzetti. Além de presidente da Asmel – Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer, Panzetti integra o Conselho Nacional de Esporte e a Comissão Técnica da lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, o Conselho Assessor para a elaboração de um novo Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas e participou como expositor de mesa redonda promovida pela Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados durante debate do Plano Nacional do Desporto.



RECONHECIMENTO



Em 2016, a Secretaria Municipal de Esportes criou o Prêmio Personalidade Esportiva, destinado a homenagear todos aqueles que, de alguma forma, apoiaram o fomento do esporte na cidade ao longo do ano. Nesta primeira edição, foram agraciadas cerca de 200 pessoas, entre atletas, técnicos, entidades, parceiros, jornalistas e colaboradores.
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 1448

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba