Participantes do projeto 100% Saúde eliminam mais de 3.200 quilos

Projeto visa principalmente mudança de hábitos alimentares
18/01/2017 16:46h

Foto: Giuliano Miranda PMI
Participantes do projeto 100% Saúde eliminam mais de 3.200 quilos

A Prefeitura de Indaiatuba implantou no dia 16, na Escola Municipal Maria Helena Costa e Silva, no bairro Campo Bonito, o segundo polo do Projeto 100% Saúde. O projeto realizado pela Secretaria de Saúde,e já recebeu 94 inscrições de moradores do bairro. A proposta é atender pessoas que estão acima do peso, que serão acompanhadas e receberão orientações por meio de palestras para mudanças de hábitos. O 100% Saúde foi iniciado em Indaiatuba em 2015 e desde então atendeu 1.511 participantes, que eliminaram juntos mais de 3.200 quilos.

Durante o lançamento do polo Campo Bonito, estiveram presentes o secretário de Saúde, José Roberto Estefani; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, conhecido como Marquinhos; o facilitador do projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide, e Luiz Medeiros, que é membro dos conselhos municipal, estadual e federal de saúde.

O secretário de Saúde deu boas-vindas aos participantes e informou que o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) estava em outro compromisso e por isso não compareceu ao evento. Estefani ressaltou aos presentes sobre os perigos da doença obesidade. “A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, falta de atividade física. Por isso, todos que estão aqui querem a mudança de vida e, isso depende de vocês. As pessoas que já participam do Projeto 100% conseguiram, juntas, emagrecer mais de 3 mil quilos”.

A secretária de Educação Rita Trasferetti agradeceu a presença da população e ressaltou a sua alegria em participar de um projeto que trará saúde aos participantes. “A escola é da comunidade e duas vezes por semana o espaço será cedido para as ações do projeto”.

O secretário de Esportes, Marquinhos, informou que a Prefeitura oferecerá às quintas-feiras, na Escola Maria Helena, atividades físicas para os participantes do Projeto 100% Saúde.

O facilitador do projeto Ítalo Gomide agradeceu a administração municipal por ter acreditado no projeto, e aos participantes que se inscreveram. “O foco do projeto é na reeducação alimentar, por meio de palestras para pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida, e também podem participar indivíduos sadios”.

Gomide ressaltou aos presentes as regras para participar do projeto e também os horários estabelecidos. No final, houve a apresentação da nutricionista Ilza Sales.

Projeto 100% Saúde

As inscrições para projeto acontecem sempre na primeira quarta-feira do mês, a partir das 18h, na Câmara Municipal. No Campo Bonito, inscrições na primeira terça-feira do mês, na Escola Municipal Maria Helena Costa e Silva.

Para participar é necessário ter acima de 16 anos de idade, levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. O telefone para informações é (19) 3834-9116.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar: médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Este grupo é acessível à toda população da cidade de Indaiatuba. Os pacientes chegam por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

As pessoas que quiserem participar serão submetidas à análise clínica e dos dados antropométricos. Somente após este processo os participantes serão classificados em dois grupos: aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini