Prefeito anuncia 920 vagas para cursos técnicos gratuitos na Fiec

26/01/2017 17:51h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito anuncia 920 vagas para cursos técnicos gratuitos na Fiec

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) apresentou em coletiva à imprensa, na terça-feira (24), que conseguiu com o Governo Federal 920 vagas para cursos técnicos gratuitos, destinadas a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. Elas integram o Mediotec, ação ligada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e serão oferecidas por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). O superintendente da Fiec, João Neto, também participou da entrevista.

A fundação vai formar 24 turmas no total e os alunos que cursam a partir do segundo ano do Ensino Médio podem se inscrever. Serão abertas quatro turmas no primeiro semestre, com 120 vagas exclusivas para estudantes dos terceiros anos, que em 2016 não tiveram a oportunidade pelo fato de a União não ter disponibilizado vagas do Pronatec. Os cursos são para técnicos em Cozinha, Logística, Design de Interiores e em Segurança do Trabalho.

Gaspar destaca a importância desses cursos para os jovens da cidade. “O que estamos fazendo é um governo eficiente e com transparência e a Fiec é um dos melhores serviços que temos na cidade. O objetivo de tudo isso é prestar um serviço de excelência para a população. Através da Fiec com esses cursos apresentados e com todo aparato à disposição, os jovens de Indaiatuba terão uma oportunidade de estudo e de emprego também”, salienta.

As equipes de profissionais da Fiec vão visitar as escolas da rede pública nos dias 13 e 14 de fevereiro para fazer divulgação, informar os documentos necessários para inscrição e tirar dúvidas. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, os alunos precisam apresentar a documentação na Fiec I.

No mês de agosto outras 20 turmas serão formadas de 16 cursos disponíveis com 800 vagas para alunos que cursam a partir do segundo ano do Ensino Médio. Os cursos técnicos serão: Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Imobilizações Ortopédicas, Nutrição, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Química, Administração, Logística, Cozinha, Informática SI, Informática NET e Edificações.

Dos cursos, dois são novos: análises clínicas e Imobilizações Ortopédicas que foram pleiteados a partir de demanda da cidade.

Portal do emprego

Na coletiva, também foi apresentado o Portal do emprego da Fiec [www.portaldoempregofiec.com.br]. Desenvolvido por uma empresa contratada, a ferramenta já está em funcionamento e serve aos interesses de alunos, ex-alunos e empresas que buscam profissionais especializados. A inovação fica por conta de o portal ser gratuito e com validade para toda a vida profissional do candidato

“Já temos resultados importantes da utilização da ferramenta por empresas e alunos. As experiências mais expressivas são da Mahle e da Plastek que fizeram contratações por meio do portal”, comenta João Neto.

Gaspar também enfatiza “Essa é uma oportunidade a mais para as empresas e candidatos. Hoje a Fiec disponibiliza essa ferramenta que pode cruzar os dados de quem está procurando emprego, e de quem está contratando, facilitando o processo e beneficiando os alunos da Fundação”, diz.

• Redator(es): Lincoln Franco