Alunos da Rede Municipal voltam às aulas na segunda-feira

Município oferece material escolar e didático no retorno das aulas
01/02/2017 14:03h

Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI
Alunos da Rede Municipal voltam às aulas na segunda-feira

Os alunos da Rede Municipal matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental começam os estudos do ano letivo 2017 na segunda-feira (6). No início do ano letivo as escolas municipais preparam uma recepção diferenciada para todos os alunos da Rede, principalmente para os alunos da pré-escola e 1º ano, além do acolhimento especial, todos recebem um kit escolar e material didático isentando as famílias de custos extras, até mesmo com o uniforme.

No início das aulas são montados os kits de material para cada aluno, que irá atender a demanda para todo o ano. Esses materiais são entregues nas escolas, os gestores fazem a divisão pelas classes, que são entregues aos professores. No primeiro momento, os professores distribuem os materiais diretamente para os alunos, tais como: cadernos, lápis e borracha. Outros materiais escolares, são de uso comum, tais como; cola, lápis de cor, régua, apontador, entre outros, e são armazenados nos armários das salas de aula. Os uniformes escolares são entregues aos alunos a partir do mês de março em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) com o projeto Educa Água e também em parceria com a iniciativa privada.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental também recebem o material didático. O material utilizado pelos alunos da Pré-Escola é a Coleção Ciranda e do Ensino Fundamental Conviver e Aprender, juntamente com o livro Apis do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A Coleção Ciranda visa priorizar o direito da criança ser criança, ou seja, no espaço das aprendizagens há lugar para o lúdico de modo que a criança possa transformar a escola e se transformar por ela. “É importante que haja lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas”, comenta a supervisora Educacional, Renata Maria Cardeal Sigrist e continua. “O Conviver e Aprender permite ao aluno falar, ouvir, ler, escrever, pesquisar e pensar para resolver desafios que possibilitem colocar em uso tudo que o aluno já sabe, pensa e aprende”, conclui.

A Prefeitura de Indaiatuba investe durante o ano com o material didático e escolar a quantia de R$278,60 por aluno. A previsão de investimento para 2017 é de R$ 3.209.200,00 com o material pedagógico para o Ensino Fundamental e Educação Infantil e mais R$3.039.442,30 com o material escolar. De acordo com o senso 2016, atualmente o município possui 22.429 alunos.

Acolhimento

Todo início de ano, novos alunos chegam às escolas e os professores preparam um acolhimento especial para as crianças que estão ingressando neste novo universo. A equipe gestora, juntamente com os docentes e os funcionários realizam o acolhimento dos alunos que passam por um período de adaptação. Decidem como será a primeira semana de aula na escola, reservando um período para organizar a recepção dos mesmos. Os professores recebem informações sobre as turmas para as quais darão aulas e isso ajuda nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo.

Logo na primeira semana é feita uma reunião de pais para que acompanhem a recepção dos alunos. Algumas escolas organizam uma decoração especial nos espaços coletivos como: sala de leitura e pátio do recreio. Dentre as atividades especiais estão brincadeiras e jogos, para transformar a escola em um ambiente acolhedor e agradável para as crianças. Os professores pensam nos detalhes que farão para que os alunos se sintam acolhidos e fortaleçam os laços afetivos com a escola, condição importante para que a aprendizagem aconteça no decorrer do ano.

• Redator(es): Laís Fernandes