Prefeito Nilson Gaspar participa de entrega de aparelhos auditivos

10/02/2017 09:40h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeito Nilson Gaspar participa de entrega de aparelhos auditivos

O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB) participou na quinta-feira, 09, da entrega de 30 aparelhos auditivos no Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental da Secretaria de Saúde) para pacientes da Rede Pública de Saúde. As próteses auditivas foram compradas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba) e distribuídas pela Secretaria de Saúde. Estavam presentes além do prefeito, a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, a diretora do Derefim, Bernadete Stifter Werneck de Almeida e a responsável pela programa de próteses auditivas do Derefim, a fonoaudióloga Márcia Rodrigues Geurgas.

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) destacou a sua alegria em poder atender os pacientes. “Sei o quanto é importante este aparelho para quem tem perda auditiva. Vamos continuar com o programa, que visa promover qualidade de vida para os nossos pacientes”.

A fonoaudióloga Márcia Rodrigues Geurgas explicou que quando começou a entrega de aparelhos em dezembro de 2015, pela parceria Funssol e Saúde. “O tempo de espera para o paciente SUS, receber o aparelho auditivo era de cinco anos. Atualmente são seis meses em média e já foram entregues 800 aparelhos, e atendidos cerca de 400 pacientes (cada um recebe dois aparelhos, salvo os casos individuais). Os pacientes são chamados conforme a data de abertura do pedido, tipo de perda auditiva (seguindo os critérios técnicos)”.

A coordenadora do Derefim, Bernadete Stifter Werneck de Almeida informou que já o programa só atende pacientes de Indaiatuba, pois é necessário a comprovação de residência.

Todos os aparelhos vêm com cartela de pilha, garantia de uma ano e orientação profissional da empresa vencedora da licitação.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini