Prefeito anuncia melhorias no transporte coletivo do Município

• Publicação: 22/02/2017 17:02h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) promoveu uma coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (22) para anunciar uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo do município. As medidas anunciadas incluem a renovação da frota de ônibus, reestruturação de linhas, implantação de novos pontos de recarga de bilhetes eletrônicos e aumento do tempo do cartão integração para 60 minutos.

Gaspar ressaltou que oferecer um transporte público de qualidade é um dos focos de sua gestão e um compromisso assumido com a população em campanha. Desde que assumiu a Prefeitura, há pouco mais de 50 dias, vem analisando essa questão do transporte público na busca de soluções possíveis, mas com muito cuidado para não tomar decisões precipitadas. “Chegamos em um entendimento com a direção da empresa, e já falei que por estar no início da gestão, estou dando um voto de confiança a eles. Se não cumprirem com o combinado vamos romper o contrato e abrir licitação para a contratação de uma outra empresa que garanta a qualidade que estamos buscando”, avisou.

A renovação da frota foi o primeiro ponto apresentado pelo prefeito. “Até maio a empresa se comprometeu em trazer 20 ônibus 0Km para Indaiatuba. Antes disso, até abril a empresa substituirá 14 veículos fabricados em 2008/2009 por carros com ano de fabricação de 2010 e 2012”, anunciou. Hoje a empresa oferece uma frota de 64 veículos, sendo 59 operacionais e cinco veículos de reserva técnica.

Na busca pela qualidade no serviço prestado, os motoristas e cobradores da Viação Indaiatubana já estão passando por treinamento de “Direção Defensiva”, que entre outros temas trata de procedimentos diários e excelência no tratamento com o usuário.

Outra novidade anunciada pelo prefeito será a implantação de 20 novos pontos de recarga do bilhete eletrônico até junho deste ano. Os pontos atenderão os bairros Parque Presidente, Parque Residencial Indaiá, Jardim Morada do Sol, Jardim Paulista I, Jardim Califórnia, Jardim Santa Cruz, Itaici, Jardim Monte Verde, Vila Georgina, Centro, Jardim Esplanada, Jardim Tropical, Vila Bérgamo, Jardim Hubert, Parque Residencial Campo Bonito e no novo Terminal Rodoviário em construção no Jardim Belo Horizonte. “Hoje a empresa oferece apenas um ponto de recarga localizado na rua Siqueira Campos, no Centro da cidade”, explicou.

Gaspar anunciou, ainda, que até maio a empresa se comprometeu em aumentar o tempo do Cartão Integração de 35 para 60 minutos.

Para diminuir o tempo de espera que está entre as principais reclamações dos passageiros, o prefeito informou que será realizada uma reestruturação de linhas, que é uma ação prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Indaiatuba, que está em fase de conclusão. “A proposta é diminuir em até um terço o tempo de espera dos usuários do transporte público, montando linhas com intervalos menores e oferecendo maior diversidade de destinos”, explicou Gaspar.

Hoje o município conta com 26 linhas que atendem 1.179 pontos de ônibus e oito terminais urbanos, e uma média de 25 mil passageiros em dias úteis. A média mensal de viagens é de 23.456.

Durante a coletiva, o diretor do Grupo VB, Belarmino Marta Júnior, explicou que a proposta era promover essas mudanças ainda no ano passado, mas que o sequestro do pai ocorrido no mês de outubro atrasou os planos da empresa. “Hoje estou aqui para reiterar o compromisso assumido com a Administração, e para pedir um voto de confiança. Vamos nos esforçar para cumprir tudo o que foi combinado em prazos até menores do que nos comprometemos com o prefeito. Esse é nosso compromisso não só com a Prefeitura, mas principalmente com a população”, reforçou.

O empresário também argumentou que a empresa já iniciou a substituição da frota na cidade, mas que ainda conta com 39 veículos que serão devolvidos à Indaiatubana logo que chegarem os novos carros. “Trouxemos onze ônibus amarelos, três articulados, e outros onze na cor prata. Não nos preocupamos em mudar a cor dos veículos justamente para a população reconhecer que fazem parte da frota nova. Estamos definindo um novo nome para a empresa e uma nova identidade visual que divulgaremos com a vinda dos novos veículos que está programada para os próximos meses”, informou.

Questionado sobre a previsão de reajustes no valor da passagem, diante dos investimentos que serão feitos pela empresa, Gaspar informou que não existe qualquer previsão e que a Prefeitura não tratará desse assunto com a empresa até que se resolvam os problemas relacionados ao transporte coletivo no município.

Também participaram da coletiva o secretário de Administração, Orlando Schneider Vianna, e o diretor do Departamento de Transporte Coletivo, Djalma César de Oliveira; o diretor técnico do Departamento, Silvio Roberto Lima; o assessor de imprensa do Grupo VB, Paulo Bardal; o gerente corporativo da Viação Indaiatuba, Aroldo Bola Borges; e os consultores da Oficina Engenheiros Consultores Associados, responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, Arlindo Fernandes e Luís Fernando de Pierro.