Prefeito inaugura Cras e Centro Comunitário no Parque Campo Bonito

20/03/2017 14:36h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito inaugura Cras e Centro Comunitário no Parque Campo Bonito

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) inaugura o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Centro Comunitário do Parque Campo Bonito no dia 23 de março. A cerimônia terá início às 9h e contará com a presença de autoridades locais. As crianças terão pintura facial, pipoca e algodão-doce. Após a inauguração do espaço, A Secretaria da Família e do Bem Estar Social fará uma reunião com as famílias atendidas pelo Cras para apresentação das atividades que serão oferecidas no local, que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Conforme informou o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm como proposta proporcionar a integração, socialização, favorecer o convívio na comunidade e promover a autoestima, por meio de atividades culturais, de lazer e ações socioeducativas.

Na ocasião também será feita a divulgação da parceria com a Secretaria de Cultura para a realização de oficinas de Jazz e Desenho no novo espaço.

Ainda na data da inauguração, uma equipe da Secretaria Social fará o cadastramento e o recadastramento das famílias no Cadúnico (Cadastro Único). Essa ferramenta proporciona maior abrangência dos programas sociais, ajuda a identificar os potenciais beneficiários e evita a sobreposição de programas para uma mesma família.

Cras

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

As ações do Centro de Referência são voltadas às famílias cadastradas em algum tipo de benefício da assistência social, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo, e também famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

Centro Comunitário

O Centro Comunitário do Parque Campo Bonito foi construído pela Prefeitura com investimentos no valor aproximado de R$ 750 mil. Além de sediar atividades de moradores, o local também foi projetado para atendimentos da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, com a unidade do Cras.

O prédio conta com 350,81m² de construção distribuídos em um salão multiuso, sanitários masculinos, femininos e acessíveis, cozinha, despensa, área de serviços e um depósito.

Centro Comunitário do Parque Campo Bonito

Local: rua Benedita Carvalho, nº 213, Parque Campo Bonito