Dia Mundial de Combate à tuberculose terá ações na Praça D. Pedro e UPA

Ações visam orientar pessoas sobre os riscos e tratamento da doença
20/03/2017 17:59h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Dia Mundial de Combate à tuberculose terá ações na Praça D. Pedro e UPA

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações no dia 24 de março para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose estarão na praça Dom Pedro I e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Morada do Sol, das 8h às 16h, fazendo divulgações e orientações sobre a doença e as formas de tratamento. Até o dia 20 de abril, equipes de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e polos de PSF (Programa Saúde da Família) também estarão intensificando a busca por sintomáticos respiratórios.

A abordagem será feita por meio de preenchimento do Questionário de Busca de pessoas sintomáticas respiratórias, que estejam com tosse há mais de três semanas, febre e perda de apetite. Quem se enquadrar nesse perfil será coletado material para exame específico e orientado que faça o exame na UBS mais próxima da residência.

No dia 09 de maio, às 13h30, também será realizada uma palestra sobre o tema no Auditório da Prefeitura, com a pneumologista Renata Muniz Jorge. Na ocasião serão apresentados dados coletados nas unidades de saúde e serão premiadas as UBSs que atingirem a meta estipulada pelo Estado baseada no índice de cura e tratamento supervisionado. A meta do Governo do Estado é calculada sobre a população SUS dependente, no caso 5% de cada área referente.

Atualmente todas as UBS e PSFs têm condições de tratar e acompanhar os pacientes, o que possibilita o tratamento supervisionado e, consequentemente, a alta cura da doença.

Indaiatuba conta com 32 pacientes em tratamento atualmente.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, entre outros. Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. É fundamental seguir à risca o tratamento.

Todas as crianças devem tomar a vacina BCG que é contra a tuberculose.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno