César Urnhani fala sobre trânsito seguro em evento promovido pela Prefeitura e Observatório

Piloto é embaixador do Movimento Maio Amarelo
06/04/2017 09:32h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba e o Observatório Nacional de Segurança Viária trouxeram para Indaiatuba o piloto de teste do Programa AutoEsporte, César Urnhani, para a palestra “Todos em prol de um trânsito mais seguro”. O evento realizado na manhã de quarta-feira (05), no auditório do Museu da Água, teve como objetivo a apresentação do selo “Empresa Laço Amarelo” a empresários do município. O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e o diretor presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, abriram o encontro.

Gaspar iniciou falando da parceria que o município está firmando com o Observatório para melhorar ainda mais o trânsito de Indaiatuba. “A cidade se desenvolveu muito e isso trouxe consequências para o trânsito. Hoje o município possui uma frota de cerca de 170 mil, sendo quase 40 mil motos. Investimos em infraestrutura, mas também precisamos investir em projetos educativos porque as pessoas precisam se conscientizar de que todos nós somos responsáveis por um trânsito seguro. Nossa cidade vai adotar medidas que reforcem esse comportamento”, informou.

O prefeito também falou de campanhas que o município já realizou e de projetos em andamento como é o caso da Cidade do Trânsito, que será construída no Parque Ecológico, onde as crianças terão aulas teóricas e práticas sobre o tema.

Ramalho apresentou o trabalho que é desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o intuito de diminuir os índices de acidentes de trânsito, e anunciou o tema deste ano do movimento Maio Amarelo, que será “Minha Escolha faz a Diferença”.

Em números, o diretor presidente do Observatório resumiu os estragos que os acidentes de trânsito provoca ao país. “O Brasil gasta anualmente cerca de R$ 56 bilhões com acidentes de trânsito, e 95% deles são causados pelo fator humano. O objetivo de nossas campanhas e ações é passar para a sociedade que é preciso ter a percepção do risco para evitar atitudes que comprometam a segurança no trânsito”, justificou.

Ramalho informou aos presentes que Indaiatuba é um município Laço Amarelo porque vem fazendo sua parte nessa área. “Agora queremos contar com a parceria das empresas com o selo “Empresa Laço Amarelo”, explicou. “Além do poder público e da sociedade organizada, é preciso que cada empresário também atue como um agente transformador do comportamento, com relação ao trânsito. Com menos acidentes, todos ganham”, resumiu.

Após as apresentações, César Urnhani fez um resumo de sua trajetória como piloto e de seu trabalho no Programa AutoEsporte, da Rede Globo, e iniciou sua palestra falando sobre a necessidade de prever situações de risco, de pensar duas vezes antes de tomar decisões e sobre a inventividade das pessoas para justificar as atitudes erradas. Também ressaltou a importância de trabalhar com crianças para preparar os motoristas do futuro. “Em uma palestra que fiz para crianças questionei porque era importante usar cinto de segurança no banco traseiro e elas disseram que era para não tomar multa. Disseram isso porque ouviram isso dos pais, alguém ensinou isso. É preciso fazê-las entender desde cedo que o uso do cinto é importante para a sua segurança e não para evitar multa”, explicou.

Para o piloto não existe conquista sem esforço. “Ver os gestores municipais engajados nessa causa, preocupados com os números e principalmente buscando ajuda para melhorar é a demonstração que todos estão cientes do grave problema que os acidentes trazem para toda sociedade. Somente com a união de todos é que iremos reverter esse quadro”, reforçou.

César Urnhani é embaixador do Movimento Maio Amarelo, mobilização global criada há 5 anos pelo Observatório para incentivar a sociedade à conscientização e à adoção de ações práticas que visem à redução do assustador número de mortos em acidentes de trânsito.

Também participaram da palestra os secretários de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dote; de Governo, Renato Stochi; de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin; da Família e Bem Estar Social, Luis Henrique Furlan; o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Sandro Almeida Lopes Coral; e o superintendente do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba), Antônio Corrêa.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno