Prefeitura de Indaiatuba une ligas do futebol amador da cidade na Copa Integração

Reunião com equipes da Lidi e Aifa contou com presença do prefeito Nilson Gaspar
06/04/2017 16:04h

Foto: Giuliano Miranda/RIC-PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Esportes conseguiu um fato inédito para o futebol amador da cidade, o que seria improvável em anos anteriores, esse ano será uma realidade. O secretário de esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’, anuncia a 1ª Copa Integração/Reduzino Climatizadores/LIDI/AIFA que terá início no dia 21 de maio, com apoio da Liga Regional Desportiva Indaiatubana (LIDI) e a Associação Indaiatubana de Futebol Amador (AIFA) com patrocínio de Reduzino Climatizadores.

Na segunda-feira (3) ocorreu uma reunião para definir os detalhes do Campeonato e fazer o sorteio das chaves. Na ocasião o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), participou e destacou que acredita na parceria entre as ligas que é imprescindível para a realização das competições amadoras da cidade. Para o chefe do Executivo, os esportistas e toda população saem vitoriosos com a iniciativa. “Quero parabenizar o secretário de Esportes, Marquinhos, pela iniciativa e também os presidentes da LIDI e da AIFA por abraçar o projeto. Todos têm conhecimento, que eu sempre fui um incentivador do esporte e, principalmente, do futebol que é a paixão nacional. Mas por meio desta parceria, foi dado um passo importante para melhorar o nível das equipes e jogadores da nossa cidade, e quem ganha com isso, é naturalmente a população”, comentou Gaspar.

De acordo com Marquinhos, houve entendimento entre os presidentes das duas entidades, Dr. Rogério Negrão de Matos Pontara (LIDI) e Jonas Anhaia (AIFA), que aprovaram o formato do torneio e mudanças nas competições amadoras, sob sua direção no município. Ainda segundo o secretário, a formalização da parceria é resultado de várias reuniões entre os dirigentes das duas associações e administração pública por meio da Secretaria de Esportes. A última delas ocorreu no dia 20 de março. “O encontro em março foi decisivo para que atualmente, o nosso projeto se tornasse realidade. Essa parceria, trata-se de um marco histórico para o futebol amador de Indaiatuba”, disse Marquinhos.

Fase de grupos

O sorteio definiu que a competição reunirá 40 times, divididos em 4 grupos de 10 equipes, para a disputa que será iniciada no dia 21 de maio, com previsão de término no dia 10 de setembro. Serão 17 rodadas até a definição do campeão.

Na 1ª Fase, serão classificados cinco times em cada chave, totalizando 20 equipes. Para a 2ª Fase, haverá novo sorteio, definindo os integrantes dos quatro grupos, classificando se as duas melhores equipes.

Nas Quartas de Finais, os primeiros colocados de cada grupo serão cabeças de chave, e farão apenas um jogo. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis. Isso também ocorrerá nas Semifinais, com uma partida apenas. As Finais terão dois jogos e, caso ocorra empate nas duas partidas, a decisão será nas penalidades.

Concluída a competição, os 20 melhores clubes classificados no campeonato terão asseguradas as vagas para a disputa do Campeonato Amador da Série-A 2018. As demais equipes, disputarão o Campeonato Amador da Série-B 2018.

A arbitragem, troféus e medalhas serão concedidos pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e, haverá premiação de R$ 10 mil, divididos da seguinte forma: R$ 5 mil para o time campeão, R$ 2 mil para a equipe vice-campeã e R$ 1 mil para o 3º colocado. Além de R$ 1 mil para a equipe mais disciplinada, R$ 500,00 para o artilheiro da competição e R$ 500,00 para o goleiro menos vazado. O valor é proveniente do patrocinador máster do campeonato, Reduzino Climatizadores.

Grupos da 1ª Copa Integração

GRUPO A