Atleta da equipe PCD garante vaga para o mundial INAS de natação no México

12/04/2017 16:46h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Atleta da equipe PCD garante vaga para o mundial INAS de natação no México

Celeiro de atletas multimedalhistas a equipe de natação PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes participou do Meeting Brasileiro de Natação Abdem, realizado no sábado e domingo (8 e 9), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A competição que reuniu atletas apenas com deficiência intelectual do país inteiro, serviu de seletiva para obtenção das marcas mínimas para a participação do Mundial Inas, que será realizado de 27 de novembro a 4 de dezembro, na Cidade do México.

Ao todo, sete nadadores já atingiram a marca, entre eles o indaiatubano Felipe Caltran, que garantiu quatro índices “B” nas provas de 50, 100 e 400 metros livres e 400 metros medley. Caltran já detinha o padrão “B” dos 100 metros peito. Ele também detém a marca “A” nas provas de 200 metros livres, 200 metros medley e 100 metros costas, e têm seletivas até agosto para cravar sua vaga no mundial. Os outros esportistas que irão compor a seleção brasileira são: Débora e Beatriz Carneiro, Rebeca Oliveira, Stephanie Ariodonte, Gustavo Nunes e André Bento, que já carimbaram o passaporte para o México.

O paratleta Wesley Silvério, também da equipe de Indaiatuba, aproximou-se da marca “B” na prova dos 50m peito. O atleta tem até o final da 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, em agosto, para alcançar a marca exigida.

Além dos desportistas da classe S14, o staff local teve a participação de atletas com deficiência física e visual no meeting. Segundo o técnico Antônio Luiz Cândido “Maceió’, foi uma grande oportunidade de avaliar os atletas da base. Destaque para Andrey Madeira e Rayssa Guimarães, que segundo o treinador “despontam como talentos a serem lapidados”. De acordo com Maceió, o Meeting Abdem serve como avaliação para os principais atletas que irão disputar o Open Internacional Loterias Caixa - seletiva para o Mundial IPC - que será realizado entre os dias 21 e 23 de abril, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

A equipe Indaiatubana participou com 4 atletas da categoria S14, em 16 provas e foram conquistadas nove medalhas:

Felipe Caltran: Ouro nos 50, 100 e 400m livre e 400m medley

Wesley Silvério: Ouro nos 200m peito, prata nos 50m peito e bronze nos 100m livre

Pedro Mergulhão: (Atleta da Base) Bronze nos 50m peito

Alícia Nicol: (Atleta da Base) Prata nos 400m livre