A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Cinco atletas conquistam índices para o mundial IPC de natação

Próximo desafio será entre os dias 28 e 30, no Centro Paralímpico em SP
27/04/2017 09:04h


Foto: Alexandre Urch MPIX/CPB
Cinco atletas conquistam índices para o mundial IPC de natação

A equipe paradesportiva da ADI/Secretaria Municipal de Esportes, que disputou o Open Internacional Loterias Caixa - 2ª etapa do Para Swimming World Series - realizado no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, entre os dias 21 e 23, conquistou 45 medalhas, batendo 3 recordes brasileiros e um recorde das Américas. Cinco atletas conseguiram índices para o Mundial IPC, que será disputado no México, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro. O atleta Felipe Caltran também conquistou 3 índices A, nos 100m borboleta, 200m livre e medley para o Mundial Inas, que será realizado de 27 de novembro a 4 de dezembro, também na Cidade do México.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 29 paratletas, 17 da Seleção Principal e 12 da Seleção de Jovens para representar o Brasil na etapa da World Series, além de Caltran, Lucas Mozela, Raquel Viel e Cecília Araújo da equipe de Indaiatuba foram convocados.

Os responsáveis pelas vagas para o Mundial IPC foram: Cecília Araújo (100m livre), Raquel Viel (100m costas), Felipe Caltran (100m borboleta), Talisson Glock (100m costas) e Matheus Rheine (400m livre). Cecília, Raquel e Felipe treinam em Indaiatuba sob supervisão do Técnico Antônio Luiz Cândido ‘Maceió’. Já Talisson e Matheus estão sob supervisão do CPB e realizam os treinamentos em Brusque e Joinville, em Santa Catarina.

Raquel Viel se destacou na prova pela superação. Lutando contra um o câncer de mama há seis meses e com apenas 10% da visão a atleta não desistiu pelas circunstâncias e conseguiu a classificação. Em entrevista para o jornal Estadão, Raquel contou a dificuldade de treinamentos nesse período. “Foi muito difícil, perdi toda a parte aeróbica de treinamento que eu tinha. A quimioterapia me deixava muito cansada, sentia enjoo, tinha dia que ia para o treino e já estava cansada no aquecimento, tinha falta de ar e chegava a ficar com dor muscular de tanto tentar respirar durante o treino. A imunidade caiu, precisa tomar algumas vacinas e dava muita dor nas costas”, conta. Mas, com essa classificação todo esforço valeu a pena. “Ter feito o índice foi como se tivesse ganhado um ouro na Paralimpíada”, festejou.





Por tratar-se de uma competição Open, atletas que possuem o índice exigido, puderam competir. É o caso dos nadadores: Marília Dantas, Esthefany Oliveira, Ricardo Félix, Ronaldo Santos, Helder Von Ah, Alan Santos, Wesley Silvério, Ronaldo Santos, Júlia Weiss e Brenda Lia, que também fazem parte do grupo indaiatubano. O staff da cidade também é formado pelos técnicos Antônio Luiz Cândido ‘Maceió’, Júlio Pistarini e Marcelo Sugimori. O próximo evento da equipe será entre os dias 28 e 30, durante a etapa estadual do Circuito Loterias Caixa, também no Centro Paralímpico, onde os atletas buscarão índices para os campeonatos nacionais.



World Series

O Aberto passa a fazer parte da Série Mundial da Natação Paralímpica, evento criado este ano pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Antes de chegar à capital paulista, a World Series - série de cinco competições internacionais da natação paralímpica - estreou em Copenhague, na Dinamarca, nos dias 11 e 12 de março. De São Paulo parte para Sheffield, na Grã Bretanha, de 27 a 30 de abril, uma semana depois de receber a competição no Brasil. De 9 a 11 de junho, as disputas passam por Indianápolis, nos Estados Unidos. A competição será encerrada com as provas em Berlim, entre os dias 6 e 9 de julho. “É a primeira vez que os nadadores paralímpicos têm um circuito especialmente dedicado a eles. A iniciativa busca criar bases sólidas para a modalidade, principalmente após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e já visando Tóquio 2020”, disse Maceió, um dos treinadores da equipe local.

Para ele, “o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), deu um importante passo na disseminação e fortalecimento da modalidade, ao anunciar a realização da World Series, com etapas ao redor do mundo, inclusive no Brasil”. Ele exaltou que a competição ampliará o cenário e a visibilidade do esporte, e destacou os pontos positivos do evento. “Nos Jogos Rio 2016, a natação paralímpica foi um dos esportes mais falados e com maior público. Desta maneira, estamos confiantes que a criação da World Series trará benefícios a todos os interessados no esporte. Além de oferecer a chance aos fãs e à mídia para acompanhar os melhores atletas do mundo”, ressaltou. Ele também confirmou que os atletas Felipe Caltran e Lucas Mozela, convocados para a Seleção Brasileira, irão participar da 5ª etapa do World Series, que será disputada em Berlim, na Alemanha, de 6 a 9 de julho.

Confira abaixo as cinco etapas do World Series.

11 e 12 de março: Copenhague – Dinamarca

20 a 23 de abril: São Paulo – Brasil

27 a 30 de abril: Sheffield – Grã-Bretanha

9 a 11 de junho: Indianápolis – Estados Unidos

6 a 9 de julho: Berlim – Alemanha



Resultados da World Series (Open Brasil)

Felipe Caltran - Ouro nos 100m borboleta (recorde brasileiro e Índice Mundial IPC e Inas), Ouro nos 200m livre e medley (índice Mundial Inas);

Cecília Araújo - Ouro nos 50m livre (recorde brasileiro e recorde das Américas), Ouro nos 100m livre (recorde brasileiro e índice mundial IPC);

Raquel Viel - Ouro nos 100m costas (Índice Mundial IPC), Ouro nos 50m livre e 100m peito;

Lucas Mozela - Ouro nos 200 medley e Prata nos 100m peito e 100m costas;



Resultados Open Loterias Caixa

Talisson Glock - Ouro nos 50m borboleta, 100m livre e 200 medley, 100m costas (Índice Mundial IPC);

Matheus Rheine - Ouro nos 100m livre e 400m livre;

Alan Augusto - Ouro nos 400m livre, Prata nos 100m peito e Bronze nos 50m livre;

Brenda Lia - Prata nos 100m peito e Bronze nos 100m costas;

Esthefany Oliveira - Ouro nos 100m livre e Prata nos 50m livre e 100m peito;

Júlia Weiss - Ouro nos 100m livre, prata nos 50m livre e bronze nos 200m medley;

Marília Isidoro - Ouro nos 100m peito, Prata nos 200m medley e Bronze nos 100m livre;

Wesley Silvério - Ouro nos 100m peito, Prata nos 200m medley e Bronze nos 200m livre;

Ronaldo Júnior - Ouro nos 100m peito e Prata nos 50m livre;

Ricardo Félix - Prata nos 100m costas, 100m peito e 200m medley;

Ronaldo Santos - Prata nos 100m costas e 400m livre;

Helder Von Ah - Prata nos 200m medley e bronze nos 50m livre;

  • Redator(es): Márcio Aguiar
  • Release N.º: 322

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba