Secretaria de Saúde fixa 21 pontos de vacinação contra Influenza no ‘Dia D’

10/05/2017 17:26h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Secretaria de Saúde fixa 21 pontos de vacinação contra Influenza no ‘Dia D’

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba fixou 21 pontos na cidade para vacinação contra Influenza para o ‘Dia D’ que será no sábado (13), das 8h às 17h. Todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSFs (Programa Saúde da Família) farão a vacinação para os grupos indicados. Além das Unidades de Saúde a vacinação também acontecerá na Praça Dom Pedro I, Supermercado Sumerbol da avenida Presidente Kennedy; Supermercado Cato da Cecap; Mercado São Vicente da Morada do Sol e Supermercado Pague Menos. A equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura informa que as crianças serão vacinadas somente nas Unidades de Saúde. Em Indaiatuba foram vacinadas até o momento 13.358, o que corresponde a 30% do público-alvo.

Os grupos prioritários para receber a dose contra influenza são: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 40 dias); crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade); indígenas; comorbidades (doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo 2, asma) e professores. Para ser vacinado é preciso levar a carteirinha de vacinação (se tiver); documento pessoal com foto e identificação que faz parte de algum desses grupos prioritários, como: carta médica, holerite no caso dos professores, e identificação profissional para agentes de saúde.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Os vírus influenza, pertencentes à família Orthomyxoviridae, subdividem-se em três tipos: A, B e C de acordo com sua diversidade antigênica, podendo apresentar mutações. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, com duração variável, e frequentemente associada ao aumento das taxas de hospitalização e óbito.

Segundo recomendação da OMS para a temporada de 2017 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza contém cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados, correspondente aos antígenos hemaglutinina (HA): A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2); B/ Brisbane/60/2008. Deve-se salientar que ocorreu uma mudança em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A cepa A/California/7/2009 (H1N1) pdm09 que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos 7 anos.

Pontos de Vacinação das 8h às 17h

UBS 1 - Hospital Dia