Futsal feminino é vice-campeão do 58º Torneio Cruzeirão

11/05/2017 16:40h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Futsal feminino é vice-campeão do 58º Torneio Cruzeirão

O futsal feminino indaiatubano está em alta. As meninas da equipe da Secretaria Municipal de Esportes, fizeram bonito e foram vice-campeãs do 58º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2017, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba. Na final disputada na terça-feira (9), elas foram derrotadas pelo time Ituano/Ceunsp/Seme de Itú, pelo placar de 4x0. As meninas de Indaiatuba, terminaram de forma vencedora, e levaram não só a honrada prata, como também o troféu de artilharia do campeonato. Talita Furtado e Thais Oliveira ambas com 4 gols, foram as artilheiras do torneio.

O Torneio Cruzeirão é o maior e mais importante campeonato de futebol de salão da região de Sorocaba, organizado pela Fundação Ubaldino do Amaral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba. É considerado um dos maiores torneios de futsal do País, tendo revelado notáveis atletas em suas 58 edições.

Antes de disputar a final - lembrando que a competição era mata-mata. Perdeu tá fora - a equipe local mandou três fortes equipes para casa, foram elas: Oratorio Dom Bosco, de Itú, pelo placar de 4 x 1, Ipero por 3 x 2 e Coringa/Farmais, de Sao Roque por 4 x 2, com 11 gols marcados e 5 sofridos. “Tivemos duas artilheiras da competicao na nossa equipe, ontem não fizemos um bom jogo e, deixamos escorrer esse título inédito para a cidade”, afirmou a auxiliar técnica do time, Eduarda Amaral ‘Duda’.

A treinadora contou que Itú não jogou seu melhor futebol, no entanto, a equipe indaiatubana desperdiçou várias oportunidades. “Nossa bola passou pela trave, pra fora, pela defesa e pela goleira, mas nao atingiu as redes”, disse Duda. “Ja a bola adversária em poucas chances foram certeiras. Três gols no primeiro tempo e um único gol no segundo para fechar o placar em 4 x 0”, contou. Ainda segundo ela, a equipe esta treinando há dois meses. “O crescimento é nitido e chegar na fase final dessa competicao nao é para qualquer um”, ressaltou.

De acordo com o técnico, Fábio de Moura Ribeiro, a expectativa era de que as atletas pudessem se entrosar e ganhar ritmo de jogo durante o Cruzeirão, uma vez que o objetivo principal no primeiro semestre era a disputa dos Jogos Regionais. “Conseguimos o vice-campeonato, o que é motivo de orgulho para a comissão técnica e equipe”, comentou.

Ainda segundo o treinador, a apresentação da equipe foi no dia 17 de fevereiro, com a apresentação das 21 jogadoras e inicio da pré-temporada com a realização de avaliações e testes físicos. No 1º semestre, além do Cruzeirão, a equipe está participando da Copa Record de Futsal Feminino 2017 e disputará o 61º Jogos Regionais de Americana.

Para o supervisor geral da equipe, André Luiz Paronetti, a conquista do vice-cameponato na competição, simboliza o resgate do futsal feminino da cidade, que segundo ele estava adormecido. “trata-se de um trabalho novo e que tem a intenção de resgatar o futsal feminino de Indaiatuba, que sempre trouxe títulos para a cidade”, comentou. “isso motiva que novas atletas surjam. Ele contou que os trabalhos da equipe se iniciaram com apenas 10 atletas, e atualmente, 35 jogadoras fazem parte do elenco. “Nessa faixa etária das meninas, muitas delas não estavam preparadas para enfrentar uma competição, mas, demonstraram muita garra, concentração e conquistaram um vice-campeonato”, ressaltou o supervisor. “As meninas enfrentaram clubes tradicionais, mas elas sobressaíram, pois é um grupo inteligente. O futsal é feito de tática e técnica e apesar de estarmos treinando apenas dois meses, elas demonstraram que possuem esses pontos positivos, além de talento e habilidade”, afirmou.

Elenco

Karina (Karina Castro) – goleira