Mês de maio foi o mais chuvoso desde que o Saae iniciou as medições em 1988

08/06/2017 16:35h

Foto: Roh Grau Diniz - MU/Saae
Mês de maio foi o mais chuvoso desde que o Saae iniciou as medições em 1988

Segundo as medições dos pluviômetros instalados nas Estações de Tratamento de Água na ETA I, localizada na Vila Avaí, e na ETA III, no Bairro Pimenta, este ano Indaiatuba teve o mês de maio mais chuvoso já registrado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).

As chuvas que ocorreram no município no mês passado superaram o volume dos últimos anos. Este ano a medição fechou com 215,9 mm (registrado na ETA III), maior apenas que em 1988, quando foi registrado 159,8 mm. Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.

Se por um lado há o fator positivo da manutenção do volume de água em nossos mananciais, em contrapartida os grandes volumes de precipitação de chuva num curto período de tempo trazem danos à infraestrutura da cidade.

Alguns podem ser facilmente evitados, é o caso dos causados pelas ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto, que contribuem para o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos, pelos ralos e vasos sanitários. Além de danificar a rede, interfere nas estações de tratamento de esgotos.

“O volume de chuva que caiu este ano vai ajudar no período de forte estiagem, que vai até outubro, mas é necessário conscientizar o usuário sobre as ligações irregulares de água pluvial e descarte de lixo na rede de esgoto. Fazer com que cada um fiscalize sua comunidade, pois problemas como este atingem o Saae, mas também causam transtornos e prejuízos a todo o município”, afirma o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

Os pluviômetros das Estações de Tratamento de Água são registrados no Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), e medem o volume de chuva a cada 24 horas.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae