Notícias

Primeira Ação Jovem acontece sábado na Fiec e no Velódromo

  • Publicação: 22/06/2017 13:58h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 497

Foto

Foto: Divulgação

No sábado (24) acontecerá a 1ª Ação Jovem de Indaiatuba, na Fiec I (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e Velódromo. As inscrições continuam abertas e devem ser realizadas no site da Prefeitura http://www.indaiatuba.sp.gov.br/acao-jovem/. Para se cadastrar é preciso ter no mínimo 13 anos de idade e cada jovem poderá participar de uma oficina. No dia, havendo disponibilidade de vagas, os interessados poderão se cadastrar e participar de outros cursos. Todas as oficinas são gratuitas.

O acesso ao local do evento será pelo auditório da Fiec I, onde será feito o credenciamento dos inscritos a partir das 8h. A abertura oficial do Ação Jovem está prevista para as 8h45 e as 9h acontecerá uma breve apresentação da equipe de ciclismo no Velódromo, antes dos participantes serem direcionados para as oficinas. No final será realizada uma “remada” de skate até a Pista de Skate do Parque Ecológico.

Durante o evento, que integra o Programa Município VerdeAzul, ocorrerá diversas ações simultâneas como a demonstração do caminhão 100% elétrico utilizado pela Corpus para o serviço de coleta de lixo no município. Haverá também a vacinação contra o HPV e as equipes de combate à Dengue e Programa Viver estarão de plantão no local para prestarem orientações e esclarecimentos aos presentes.

Os inscritos nas oficinas devem apresentar CPF e/ou RG e será necessário levar caneta, lápis e borracha. O evento contará com o apoio do Conselho Municipal da Juventude.

Caminhão elétrico

O caminhão 100% elétrico da Corpus, que estará em exposição no evento, é destinado a coleta e compactação de lixo e está rodando em Indaiatuba desde novembro de 2016. O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento – e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou 8 horas de operação por recarga. A partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.

O modelo do caminhão da Corpus é o BYD eT8A, que possui um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos, e seu coletor é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio, reciclável, com vida útil de até 40 anos e não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera.

Vacina HPV

A Secretaria de Saúde estará vacinando contra o HPV (papilomavírus humano) meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, e também crianças e jovens de 9 a 26 anos que têm HIV/aids. Para se imunizar é necessário levar a carteira de vacinação e, em caso de menores de idade, é preciso estar acompanhado dos pais e ou responsáveis.

O objetivo da vacina HPV para as meninas é a redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas genitais, já que este é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres. Para os meninos a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. Com a imunização masculina existe uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, pois minimiza a circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Os meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS:

OFICINA / LOCAL

DJ / VELÓDROMO

Professores: DJ Fabinho e DJ Alex Ré

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: preparar o aluno para tocar e mixar músicas, ajustando a velocidade por meio de equipamentos de reprodução e criação de sets de música.

PERCUSSÃO GERAL / VELÓDROMO

Professor: Alexandre de Souza Sobrinho (formado pelo Conservatório de Tatuí)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 12h15

Proposta: apresentar aspectos que definem a técnica para execução dos instrumentos de percussão regional e latina com ritmos de samba, baião, maracatu, frevo e salsa.

TEATRO / VELÓDROMO

Professor: Henrique Steve (professor de arte, ator, diretor e dramaturgo)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 12h15

Proposta: trabalhar a expressão corporal visando a reeducação dos movimentos; expressão vocal, dicção, fala e canto, de forma a potencializar e desenvolver habilidades tanto para a vida social, quanto no trabalho e estudos.

GRAFITE / VELÓDROMO

Professor: Doug 13

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: apresentar o grafite como arte e meio de expressão. Vai contar a história e a origem do grafite, apresentar técnicas e a diferença da pichação.

GREENFOOT: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA CELULARES / FIEC

Professor: Reverton de Paula (engenheiro de software)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: o Greenfoot (www.greenfoot.org) é um software livre e gratuito que ensina jovens a programar para celulares por meio de jogos, que combinam framework para desenvolvimento em Java, com um ambiente de desenvolvimento integrado.

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO / FIEC

Professora: Solange Mazzoni (psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, do Projeto 100% Saúde e Coaching Personal e Professional; MBA em Gestão de Pessoas)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 12h15

Proposta: preparar o jovem para a vida profissional, com orientações de como se comportar em uma entrevista de emprego e para elaborar seu currículo.

HIP HOP / VELÓDROMO

Professora: Mayre Santos

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 12h15

Proposta: apresentar técnicas por meio das quais se pode conhecer os movimentos deste ritmo contagiante. A aula será finalizada com uma pequena apresentação.

DEFESA PESSOAL / VELÓDROMO

Professor: Thiago Almeida (professor e mestre em Jiu Jitsu)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: ensinar técnicas tradicionais de defesa pessoal, disciplina com objetivo de motivar; desenvolver a determinação; aptidão para o trabalho em equipe e convívio social pacífico.

MANUTENÇÃO DE BIKE / VELÓDROMO

Professor: Moisés de Lima (equipe de ciclismo de Indaiatuba)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: proporcionar aos jovens conhecimento sobre peças, técnicas básicas de manutenção, equipamentos, segurança e orientações gerais importantes para a prevenção e cuidado com os equipamentos de ciclismo.

ROBÓTICA / FIEC

Professor: Lucas Mariano Konishi

Vagas: 40

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: apresentar a evolução da robótica desde a antiguidade até os mais modernos robôs. Na prática será desenvolvido um dos primeiros robôs da Grécia antiga, um mini robô, utilizando conceitos atuais (Arduino) e conceito de hidráulica pneumática. Vai utilizar como material demonstrativo a mão robótica, apresentada no último TCC (Trabalho de conclusão de Curso)

ESTÉTICA / VELÓDROMO

Professor: Meire (consultora Mary Kay) Wesley Gomez (cabeleireiro Salão Ge Beleza)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: oferecer noções de higienização d apele, preparação para auto maquiagem com abrangência em visagismo e cuidados básicos com cabelos.

FIEC ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – MÃOS NA MASSA / VELÓDROMO

Professor: Valéria Cinquarolli

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: ensinar o preparo de alimentos que, além do seu valor nutricional, possuem substâncias que trazem benefícios à saúde, seja na prevenção ou tratamento de doenças. Os participantes terão a oportunidade de preparar guloseimas e lanchinhos como: cupcake de beterraba, crepe verde, hambúrguer Fit, entre outros.

EDIÇÃO DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS / FIEC

Professores: Alex Jegorow, Leonardo Augusto Cruz, Lincoln Nunes (equipe de produção e edição de vídeos para redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba)

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h30 / 10h45 às 12h15

Proposta: proporcionar aos alunos conhecimento sobre a concepção e edição de conteúdo audiovisual para divulgação em redes sociais.

SKATE: HISTÓRIA E INCLUSÃO SOCIAL / VELÓDROMO

Professor: Cleber Lopes, Paulo Jamaica, Rodrigo Vilalobos

Vagas: 40 por turma

Horário: 9h às 10h10 / 10h15 às 11h10 / 11h15 às 12h10B

Proposta: apresentar a história do skate e o esporte como fator de inclusão social. Vai ensinar formas adequadas para manutenção e segurança na prática do esporte.

SERVIÇO:

Acessos aos locais pela Fiec I: Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405 – Jd. Regina


Notícias relacionadas