Prefeitura realiza 2º Simpósio Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento acontecerá no dia 25 de agosto e as inscrições devem ser feitas por e-mail
26/07/2017 16:00h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeitura realiza 2º Simpósio Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, realiza no dia 25 de agosto na Câmara Municipal, das 8h às 16h, o 2º Simpósio Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, o qual abordará o tema Lei Brasileira de Inclusão. A participação no Simpósio é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição do dia 26 de julho ao dia 22 de agosto pelo e-mail vagner.amaral@indaiatuba.sp.gov.br, informando nome, rg, instituição que representa e município. Informações através do e-mail ou facebook/Comdefi- Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência. Haverá certificado aos participantes.

O simpósio é organizado em conjunto pelo Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência), Semfabes (Secretaria Municipal da família e do Bem estar Social) e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB. O evento visa ampliar a divulgação e o conhecimento sobre a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), bem como suas inovações e aplicabilidade, promovendo com isso condições de igualdade no exercício da cidadania da pessoa com deficiência.

A primeira palestra será ministrada por Vivian Regina de Carvalho Camargo, que é advogada e Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP de Campinas e o tema abordado será “O Acesso à Justiça e a LBI”. Já a segunda apresentação será feita por Silvana Cambiaghi que é arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED) e Mestre em acessibilidade e desenho universal que discursará sobre o “Desenho Universal e Acessibilidade”.

Encerrando a programação terá um momento de troca de informações, através da Mesa Redonda, sobre os benefícios LBI na educação inclusiva, tendo como mediadoras, a Fundadora e presidente da ONG Ed-Tod@s e Consultora da Unesco na área de Educação Inclusiva e Estudos sobre a Deficiência, Windyz Brazão Ferreira e a Fonoaudióloga e Mestra e Doutoranda em Educação pela Unicamp; Coordenadora de Usuários da Fundação Síndrome de Down de Campinas e Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo /SP, Eliane de Souza Ramos.

08:00h – Credenciamento e vivência sensorial

08:30 - Abertura: Hino Nacional e Hino de Indaiatuba com os alunos do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência

09:00h – Palestra – O acesso à Justiça e a LBI

Vivian Regina de Carvalho Camargo. Advogada e Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP de Campinas.

10:15h – Coffee Break

10:30h – Palestra – " Desenho Universal e Acessibilidade "

Silvana Cambiaghi. Arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED). Mestre em acessibilidade e desenho universal.

12:00h – Almoço

14:00h – Mesa redonda: Benefícios da LBI na Educação Inclusiva.

Windyz Brazão Ferreira - Fundadora e presidente da ONG Ed-Tod@s. Consultora da UNESCO na área de Educação Inclusiva e Estudos sobre a Deficiência.

Eliane de Souza Ramos - Fonoaudióloga. Mestra e Doutoranda em Educação - UNICAMP. Coordenadora de Usuários da Fundação Síndrome de Down (Campinas). Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo /SP.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi