A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba conquista 11 pódios no Panamericano de Othello

Cerca de 30 competidores participaram no fim de semana
26/07/2017 17:30h


Foto: Márcio Aguiar/RIC-PMI
Indaiatuba conquista 11 pódios no Panamericano de Othello

Cerca de 30 competidores participaram no fim de semana, do Campeonato Panamericano de Othello 2017, realizado no Ginásio Municipal de Esportes, pela Federação Brasileira de Othello (FBO) e apoio da Federação Mundial de Othello - WFO. O campeão absoluto foi o argentino Daniel Olivares, de Buenos Aires. No ferminino, a brasileira Joselita Fuza Correia foi a grande campeã. A competição serviu de seletiva para o 41º Campeonato Mundial de Othello, que será disputado de 31 de outubro à 5 de novembro, em Ghent na Bélgica, e premiou com troféus o 1º e 2º colocados e medalhas do 3º ao 8º lugares.

No sábado (22), foram realizadas sete rodadas no Sistema Suíço, nas classes Sub-10, Sub-14, Sub-18, Absoluto e Veterano (Masculino e Feminino), classificando os quatro melhores de cada categoria. No domingo (24), aconteceram as semifinais e finais, definindo as vagas para o mundial. As semifinais e finais foram transmitidas ao vivo pelo Facebook e pelo Live Othello (http://www.liveothello.com/livegames.php) onde as partidas podem ser assistidas.

A equipe de Othello da Secretaria Municipal de Esportes participou com 13 atletas, representando Indaiatuba e conquistou 11 pódios na competição. Foram dois campeões panamericanos, quatro vice-campeões e dois terceiros colocados.

O técnico da equipe indaiatubana, Evans Fritsch explicou que várias pessoas estiveram acompanhando o torneio e que durante as competições monitores estiveram demonstrando como se disputa o Othello. Ele explicou que o jogo surgiu na Inglaterra, onde apareceu pela primeira vez em 1880. Publicado pela revista The Queen, ele tinha como nome de batismo “Reversi”. Somente em 1971, o japonês, Goro Hasegawa, mudou o nome para Othello, em alusão ao personagem de Shakespeare. “No Brasil é uma modalidade nova com grande potencial esportivo”, afirmou Fritsch.

Ainda segundo ele, a seleção brasileira que irá disputar o Mundial na Bélgica contará com dois representantes de Indaiatuba, Mistsuru Dairokuno, campeão panamericano na categoria Veterano e Gabriel Marden, atual campeão brasileiro, devem fazer parte do selecionável brasileiro. Os outros competidores são: Jun Takemoto, vice-campeão panamericano absoluto 2017, Joselita Fuza Correia, atual campeã panamericana absoluto e Moisés Correia Júnior, terceiro melhor rating na categoria absoluto.



Othello

Pouco conhecido no Brasil, Othello, também conhecido como Reversi, é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. É bastante jogado na Europa, nos Estados Unidos e principalmente, no Japão. O lema do jogo é “Um minuto para aprender, uma vida para jogar”. A FBO foi fundada em 2006, reunindo os praticantes no Brasil com o principal objetivo de disseminar a prática do jogo no país.



Como jogar

Reversi é um jogo para 2 jogadores, praticado num tabuleiro de 8 x 8 casas e cujas peças têm dupla face. Uma vez instaladas, não mudam mais de lugar até o final da partida. Em compensação são constantemente virada com a face para cima e para baixo e mudam de dono cada vez que isso ocorre! Para virar uma peça, ou uma fileira de peças, basta cercá-la com duas peças contrárias. Depois de preenchido o tabuleiro, o vencedor será o que tiver mais peças com as suas faces voltadas para cima.

Para alguns competidores e especialistas, como é o caso do argentino Daniel Olivares, “o Othello Reversi é a própria instabilidade transformada em jogo e, a despeito de regras muito simples, oferece ampla oportunidade para o desenvolvimento de idéias táticas e estratégicas”, disse o atleta que tornou-se campeão panamericano ao vencer o brasileiro Jun Takemoto, de Jundiaí, com as parciais de 42 x 22 e 34 x 30, na final disputada em Indaiatuba.



Final:

Daniel Olivares (ARG) 34-30 Jun Takemoto (BRA)

Jun Takemoto (BRA) 22-42 Daniel Olivares (ARG)



Absoluto

Daniel Olivares (ARG) - campeão

Joselita Fuza Correia (BRA) - campeã



Veterano

Mistsuru Dairokuno (BRA)



Sub-18

Vitor Paié Correia (BRA)

Jennifer K. dos Santos Rocha (BRA)



Sub-14

Rafael Augusto Paié Correia (BRA)

Jamile Lima da Silva (BRA)



Sub-10

Marco Antônio Ivashchenko (BRA)

Laís Emily Higashi (BRA)



Resultados da Equipe de Indaiatuba



Veterano

Mitsuru Dairokuno – Campeão



Absoluto

Laura Nagy Fritsch – Vice Campeã

Evans Fritsch – 6º lugar

Matheus Kendi Ohara – 16º lugar

Edmilson Oliveira – 19º lugar



Sub-18

Jennifer K. dos Santos Rocha – Campeã

Bruna Durães Nogueira – Vice Campeã

Marla Geana Jesus – 3º lugar



Sub-14

Maicon Felipe S. Valim – Vice Campeão



Sub-10

Lais Emily Higashi – Vice Campeã

Sergio Henrique S. Valim – 3º lugar

Gabriel Takahara – 4º lugar

Richard Daniel S. Valim – 5º lugar

  • Redator(es): Márcio Aguiar
  • Release N.º: 608

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba