Museu da Água recebe exposição 'A arte dos dioramas', feita com materiais reciclados

Esculturas em escala apresentam momentos da história
01/09/2017 11:32h

Foto: Museu da Água - Roh Diniz Piccoli

Esta semana o Museu da Água, em nova parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, recebe em seu saguão de entrada a exposição “A arte dos Dioramas – Quando o lixo se transforma em arte”. Nela o artista Bira Toledo mostra cenas de filmes e momentos da história, através de esculturas em escala usando materiais recicláveis em sua construção.

As peças ricas em detalhes, proporcionam ao visitante a experiência de vivenciar a sensação de estar dentro da cena retratada, provando ao público em geral que através de pesquisa e criatividade, o lixo pode virar arte.

Dentre os materiais reciclados usados podemos encontrar fios e equipamentos cirúrgicos, peças de computadores, partes de impressoras, caixotes de frutas, pedaços de arame enferrujado, exoesqueletos de insetos, esqueletos de pequenos repteis, gravetos, solo de variadas cores, areia, cimento, argila, óleo vegetal de fritura, gaiolas quebradas, partes de ventiladores, retalhos de pano, lã de vidro, teias de aranha, bonsais, dentre outros.

O evento é gratuito e pode ser visitado no Museu da Água localizado na rua do Museu, 205, Tombadouros (atrás da Concessionária Balilla) de terça a domingo das 9h às 16h até o mês de dezembro.

BIRA TOLEDO

É artista autodidata, desde criança descobriu por meio da brincadeira a juntar vários objetos e transformá-los em maquetes, na maioria com a temática de guerra. O que era uma brincadeira na infância tornou-se hobby na juventude e arte na maturidade.

DIORAMA

Representação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae