A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Público lota o Ciaei para prestigiar 5ª Gincana Cultural do Funssol

Integrantes dos grupos da 3ª idade realizam homenagem às telenovelas
04/09/2017 10:01h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Público lota o Ciaei para prestigiar 5ª Gincana Cultural do Funssol

A prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) promoveu no dia 31 de agosto, às 14h às 17h, no Ciaei, Jardim Regina, a 5ª Gincana Cultural, que fez uma grande homenagem à Telenovela Brasileira. O evento reuniu cerca 700 pessoas, entre integrantes dos grupos de 3ª idade e convidados. Foi uma tarde marcada por muita animação e criatividade, com as apresentações de teatro, canto e dança com integrantes dos grupos da idade, que mostrou que talento não tem idade, que a cultura transforma o ser humano, que a criatividade e a motivação estão presentes em todas as etapas da vida.

O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB); o vereador e presidente da Câmara Hélio Ribeiro; a supervisora da secretaria da Educação, Maria José de Jesus Costa, que representou a secretaria Maria Elaine Faccio Valezin; secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes “Marquinhos”; o diretor do Sesi-Indaiatuba, André Luís Martins e a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, participaram da abertura do evento.

O prefeito Nilson Gaspar deu boas vindas aos presentes e disse seria breve, pois também queria ver as apresentações e tinha certeza que seriam especiais. “Eu participo de muitos eventos, mas a energia, sempre mais contagiante é a do público da 3ª idade. Procuro atuar em todas as áreas e garanto que a 3ª idade merece o melhor. Desejo um bom evento a todos”.

A presidente Enides Nogueira Lopes Cruz agradeceu a presença de todos e também da sua equipe do projeto Vida Feliz, que não mede esforços para a realização dos eventos do Funssol. “Eu quero agradecer em especial a coordenadora Maria das Graças A. Mássimo, que idealizou a Gincana Cultural. Queremos à integração entre as pessoas, além de proporcionar uma tarde de alegria e muita diversão”.

O vereador e presidente da Câmara, Hélio Ribeiro também fez uso da palavra, destacou que as ações do Funssol para a 3ª idade, representam um importante trabalho para o município de Indaiatuba.

Encerrada a cerimônia de abertura, a educadora física e coordenadora do projeto Vida Feliz do Funssol, Maria das Graças Araújo Mássimo informou que em 2017, os integrantes dos grupos iriam homenagear a telenovela brasileira, que faz parte do nosso cotidiano há décadas. Explicou que todos os participantes receberiam medalhas e certificados, ao final de cada apresentação.

Fez uma breve apresentação das telenovelas, do começo em dezembro de 1951 e até os dias atuais.

A primeira apresentação foi dos candidatos do 19º Concurso de Mister e Miss terceira idade que acontecerá em 29 de outubro, às 19h, no CIAEI.

O vereador Arthur Spindola também compareceu e prestigiou parte do evento.

Telenovelas Brasileiras

As apresentações da 5ª Gincana Cultural tiveram momentos de muita descontração e criatividade do começo ao final. O público assistiu boas histórias e performances memoráveis.

O grupo de dança “60 Mais” do Funssol, com os integrantes vestidos e maquiados, representou “O Beijo do Vampiro”, uma telenovela, produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 2002/ 2003.

O grupo Raio de Sol fez uma dramatização sobre a “Força do Querer”, uma telenovela produzida e exibida pela Rede Globo, desde 3 de abril de 2017, que traz como ponto forte a força e coragem das pessoas para mudar o rumo de sua vida e encontrar a felicidade.

Os alunos do grupo de Dança Terapia do Professor Victor Tibério do Funssol, apresentaram uma dança do “O Rei do Gado”, telenovela novela brasileira, produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 20 horas, entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, escrita por Benedito Rui Barbosa. Destacou pela crítica social e sensibilidade ao abordar o movimento dos Sem Terra.

O grupo Vivendo a Independência apresentou uma sátira dos melhores momentos das telenovelas brasileiras, um Vale a Pena Ver de Novo.

Também houve a apresentação da música “Tocando em Frente”, tema de “Pantanal”, telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente às 21h30, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990.

O grupo Vivencia fez uma dança homenagem a novela “América” escrita por Gloria Perez e exibida no horário das 21h, em 2005 pela Rede Globo. Apresentarão as músicas Meu Ébano e os Amantes. O objetivo é mostrar que não existe idade para se apaixonar, amar e viver esse amor intensamente, mesmo sabendo que a diferença de idade é muito grande.

Os integrantes do Cras do Parque Corolla encenaram alguns personagens da novela “Paraíso” e apresentação da música “Deus e Eu no Sertão” de Victor e Leo, tema de abertura de “Paraíso” de Benedito Rui Barbosa, que produzida e exibida pela Rede Globo, às 18h, no ano de 2009.

O grupo “Caminhando Com Jesus” Cras do Oliveira Camargo apresentou uma dança em homenagem à novela “Rainha da Sucata”, uma grande produção da Rede Globo, que foi a o ar em 1990.

O grupo Irmãos Solidários fizeram uma dança de “Feijão Maravilha”, uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, no horário das 19 horas, entre 19 de março e 3 de agosto de 1979.

O Cras do Jardim Brasil, apresentou “Top Model”, novela produzida e exibida pela Rede Globo, entre setembro de 1989 e maio de 1990. Integrantes cataram a música Hey Judi que fez parte da trilha sonora da novela.

O casal Márcia e Toninho do grupo Alegria de Viver apresentou uma dança com o tema de “Bambolê”, novela produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18h, transmitida em 1988.

O Cras São Conrado apresentou um dos maiores ícones de músicas de novelas e gravado pelo grupo As Frenéticas e tema de novela Dancing Days.

O grupo Viver a Esperança apresentou um pouti pourri de músicas de Estúpido Cupido, telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas entre 25 de agosto de 1976 a 28 de fevereiro de 1977.

O grupo Nova Vida apresentou a cena da novela “A arte que imita a vida”. Cenas do cotidiano de uma novela com capítulos de alegria e personagens especiais.

O evento teve apoio das secretarias de Cultura, Educação, Esportes, Família e Bem Estar Social, Governo e RIC (Relações Institucionais e Comunicação).

Participaram do evento os grupos da 3ª idade Alegria de Viver, Amigos para Sempre, Aparecida Galvão, Caminhando com Jesus, Idade Dourada, Irmãos Solidários, Viver a Independência, Nova Vida Raio de Sol, Vivencia, Vivendo e Aprendendo, Viver a Esperança, Reviver, Caminhando com Jesus - Cras do Jardim Oliveira Camargo, Cras do Parque Corolla.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 772

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba