Cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o Desfile de 7 de Setembro

Desfile contou com a participação de três mil pessoas na avenida
11/09/2017 17:04h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o Desfile de 7 de Setembro

O Feriado da Independência do Brasil foi marcado pelo desfile cívico 7 de setembro, organizado pela Prefeitura. Cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o evento que contou com a participação de três mil pessoas desfilando. Além do desfile a Praça Dom Pedro II segue por todo mês de setembro com uma exposição de fotos de alguns munícipes que serviram a pátria em diversos momentos da história, bem como ações de sensibilização à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo dessas ações é despertar o sentimento de patriotismo e a compreensão do passado histórico, do país e da cidade. As ações de sustentabilidade integram o Programa Município VerdeAzul com apoio da Corpus e colocam em pauta a questão dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem.

O Desfile com o tema Forças Armadas foi iniciado após a palavra do Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB). “É um prazer estar aqui com vocês e quero agradecer a presença de cada um neste ato cívico e de patriotismo, tenho certeza que hoje será um grande dia”, disse Gaspar. O vice-prefeito de Indaiatuba, Dr. Túlio José Tomass do Couto (PMDB).

O desfile iniciou com a Corporação Vila Lobos em formato de fanfarra, seguido por aproximadamente 1.000 alunos da Rede Municipal de Educação com balões biodegradáveis com sementes de 16 espécies de árvores nativas. Os balões foram soltos durante o desfile, colorindo o céu de Indaiatuba com as cores da bandeira do Brasil. O evento também teve a participação de grupos da Terceira Idade do Funssol; os grupos de escoteiros de Indaiatuba Indaiá, Rosa dos Ventos e Falcão Azul; Clubes de Desbravadores e Aventureiros; alunos do Centro de Educação Pré-Militar; alunos da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura); grupo de dança da Secretaria de Cultura; atletas da Secretaria de Esportes que participaram dos Jogos Regionais, atletas olímpicos e paralímpicos. O Exército Brasileiro irá desfilar com 40 homens e carros militares; a Guarda Civil com guardas e viaturas; a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participam da comemoração. O Saae; a Corpus e as empresas Agritech, John Deere e Toyota também desfilam com alguns veículos.

Compareceu também no evento o deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro e demais vereadores; secretários municipais; o Tem Cel Luis Claudio Andrade Maranhão da Exército Brasileiro; o 1º Tem. Paulo Bueno Junta Júnior da Polícia Militar e o Sr. Antônio Haruo Nobori que foi homenageado pelo serviço prestado nas Forças Aéreas Brasileiras (FAB) de 1973 a 1993.

• Redator(es): Laís Fernandes