Dia Mundial da Doença de Alzheimer é lembrado com ciclo de palestras e peça teatral

Eventos gratuitos serão realizados nos dias 23 e 28 de setembro
18/09/2017 09:29h

Foto: Divulgação

Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), sub-regional de Indaiatuba, realizará dois eventos em razão do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado dia 21 de setembro. Um deles é um ciclo de palestras que será realizado sábado, dia 23, na Faculdade Anhanguera, situada à Rua Claudio Dal Canton, 89, Cidade Nova II. Os interessados serão credenciados a partir das 8h30 no local do evento. O outro é uma peça teatral que será encenada dia 28 de setembro (quinta-feira), no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Piano). Ambos são gratuitos e não é necessário fazer inscrição prévia.

A primeira palestra será realizada às 9h e abordará o tema “O impacto do diagnóstico de Alzheimer na família”, com o objetivo de explicar as principais mudanças na rotina da vida familiar e formas de lidar com a nova realidade. A palestrante será a psiquiatra Salma Rose Imanari Ribeiz. Às 9h50 será a vez da fisioterapeuta Erika Waleska Alves fazer uma exposição sobre “Gerenciamento do cuidado e divisão de papéis”. Por último a psicóloga Nely Aparecida Guernelli Nucci irá abordar o “Luto” às 10h40. Segundo ela, o assunto é importante porque o paciente com demência perde suas características e referências e, para os familiares, é como se estivessem perdendo o ente querido antes mesmo do falecimento. Os presentes ainda poderão participar de uma mesa redonda a partir das 11h30.

Na quinta-feira (28) o Grupo Anankê apresentará a peça “O Engano” às 20h no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol (Piano). A história começa quando um casal de idosos, Florisbela e Rodolfo, encontra ingressos para o cinema. Entre o desejo de ver o filme e sair de casa está a doença de Alzheimer, um monstro que insiste em apagar suas memórias num piscar de olhos. A relutância e o medo em aceitar a doença os envolve em situações inusitadas e hilariantes fazendo com que o público se divirta, se emocione e repense atitudes e cuidados. O texto é de Claudio Damasco e a direção de Rogério Barbatti.

• Redator(es): Darlene Ribeiro