Equipe do Gaadin é Campeã Brasileira de Basquete em cadeira de rodas

Gladiadoras fazem história ao quebrar invencibilidade de 16 anos do All Star Rodas
06/10/2017 15:52h

Equipe do Gaadin é Campeã Brasileira de Basquete em cadeira de rodas

No sábado (30), as meninas da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do Gaadin (Grupo de Apoio ao Amigo Deficiente de Indaiatuba), conquistaram o título do Campeonato Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O elenco das gladiadoras do Gaadin venceu na final a equipe do All Star Rodas, do Pará, por 59 x 45. Além do título, a atleta do Gaadin, Lia Soares foi a cestinha da competição com 197 pontos. As atletas Ana Aurélia e Mariana Pérez, também do elenco de Indaiatuba, foram eleitas as melhores jogadoras da categoria 3.5 e categoria 1, respectivamente.

A equipe adversária nunca havia perdido uma partida e foi campeã do Brasileiro por dezesseis anos consecutivos. Hoje, a equipe de Indaiatuba fez história e conquistou de forma invicta o título da competição. Ano passado, a equipe das gladiadoras havia chegado perto e perdeu a final para a mesma equipe do Pará por apenas sete pontos de diferença.

O staff indaiatubano conta com seis atletas que jogaram as Paralímpiadas Rio 2016. Quatro atletas pela Seleção Brasileira: Lia Soares, Geisa Vieira, Ana Aurélia Mendes e Rosália Ramos, e duas pela Seleção Argentina: Mariana Pérez e Fernanda Pallares.

De acordo com a coordenadora da equipe Graciele Silva, o time foi montado em 2016, e no primeiro ano de atividade, chegou até a final do Brasileiro realizado em Recife, enfrentando exatamente o All Star. No entanto, foi derrotada por 59 x 52, placar parecido ao deste ano.

Em 2017, a equipe ganhou reforços e os treinos e preparação foram intensificados, com a equipe feminina disputando competições com equipes masculinas. “Elas também estão sendo destaques das partidas no Campeonato Paulista, onde jogam na categoria mista. "Como coordenadora, entendo que para a equipe se manter em alto nível em 2018, é importante que a população venha conhecer os atletas, a nossa filosofia de trabalho e precisamos do apoio da comunidade", afirmou.

Competição

Durante a competição, o Gaadin obteve cinco vitórias, contando com a final, e terminou invicto. Na estreia, dia 26, a Gladiadoras do Gaadin venceram a equipe Gladiadoras Vida Ativa, do Paraná, por 97 a 10. No segundo jogo, dia 27, venceu as Gladiadoras de Pinhais, do Paraná, por 129 a 12. No dia 28, o Gaadin venceu por 60 a 48 o Irefes. Na semifinal, a equipe venceu a CPSP por 67 a 34. A medalha de bronze do torneio ficou com o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), que venceu o plantel do Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes) por 41 a 29.

• Redator(es): Márcio Aguiar