A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Velódromo recebe Estágio Internacional de Ciclismo de Pista e Estrada

Capacitação trouxe técnicos internacionais para ministrar aos treinadores brasileiros
16/10/2017 17:01h


Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
Velódromo recebe Estágio Internacional de Ciclismo de Pista e Estrada

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) escolheu o Velódromo de Indaiatuba para promover dois Estágios Internacionais de Ciclismo, como parte do Programa do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Para isso, o IOB trouxe os treinadores europeus Steve Michael McEwen e Jean-Jacque Henry. Os Estágios começaram no dia 11 de outubro e seguem até o dia 20.

Entre os dias 11 e 15 de outubro aconteceu o Estágio de Ciclismo Pista, ministrado pelo treinador britânico Steve McEwen, treinador da seleção holandesa de ciclismo pista, que se destacou nos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando sua atleta Elis Ligtlee se sagrou Campeã Olímpica no Keirin. Além disso, McEwen coleciona títulos mundiais e europeus.

Nesta semana ocorre o Estágio de Ciclismo Estrada, entre os dias 16 a 20 de outubro, com o treinador francês, Jean-Jacques Henry, que atua na Federação Internacional de Ciclismo (UCI), tendo desempenhado várias funções na organização, de treinador a Diretor de Esportes. Além disso, Henry foi treinador da seleção francesa de Ciclismo Estrada por 10 anos.

O Programa de Estágio da ABT se caracteriza por uma prática pedagógica profissionalizante que visa oportunizar vivência e aprendizado de altíssimo nível técnico aos alunos-treinadores (estagiários). O Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, por ser um momento único de imersão e convívio com treinadores de nível mundial na modalidade. Durante os cinco dias de Estágio, os alunos terão a oportunidade de obter suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento de suas competências, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva.

Até o final de 2017, o IOB terá realizado seis estágios internacionais, em diferentes Centros de Treinamento espalhados pelo país, nas seguintes datas e locais: Ciclismo Mountain Bike (31/07 a 04/08, no Rio de Janeiro), Ciclismo BMX (21 a 25/08, em Londrina), Atletismo (18 a 22/09, no Rio de Janeiro), Estágio de Canoagem Velocidade (25 a 29/09), os Estágios de Ciclismo Pista (11 a 15/10) e Estrada (16 a 20/10) em Indaiatuba, o estágio de Remo (data a definir) na Lagoa Rodrigo de Freitas, RJ.

Em quatro anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Dentro do Programa da ABT, que abrange 750 horas, os Estágios Internacionais são um ponto culminante, uma vez que, para promovê-los, o IOB busca treinadores campeões mundiais e olímpicos, especialistas de cada modalidade. Já foram realizados 30 estágios com quase 60 treinadores internacionais.



Academia Brasileira de Treinadores



A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

A Academia Brasileira de Treinadores – Edição 2017, cujo foco é o Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte, iniciou suas atividades em novembro de 2016 e tem formatura prevista para novembro de 2017. Os aprovados para compor esta turma passaram por um processo seletivo nacional, concorrendo com mais de 400 inscritos, onde foram avaliados através de três provas teóricas (esportiva, idiomas e redação) e análise curricular. As modalidades atendidas nesta edição são Atletismo, Ciclismo, Canoagem e Remo.

A primeira turma da ABT teve início em 2012 e formatura em novembro de 2014, e a segunda turma teve início em outubro de 2013 e formatura em novembro de 2015. As modalidades olímpicas contempladas na primeira turma foram: Atletismo, Ginástica Artística e Natação; enquanto na segunda foram: Judô, Lutas e Taekwondo.



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 912

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba