Indaiatuba recebe Mostra VIII Brazilian Film Series com exibições de filmes gratuitos

Mostra faz parte das comemorações ao aniversário de Indaiatuba
09/11/2017 15:45h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A ONG Partners of the Americas – Capítulo São Paulo/Illinois com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Topázio Cinemas, traz para Indaiatuba a Mostra VIII Brazilian Film Series, que acontece gratuitamente entre os dias 7 e 13 de dezembro no Parque Corolla e Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá. Evento faz parte das comemorações que serão realizadas em comemoração ao aniversário de Indaiatuba. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no local da sessão, com exceção do filme que será exibido ao ar livre. Confira a programação abaixo.

Indaiatuba é a primeira cidade do interior a receber o projeto, que acontece em Chigago/EUA e São Paulo. O evento tem como objetivo favorecer o intercâmbio educacional, cultural e social entre os países dos três continentes americanos.

A secretária de Cultura, Érika Hayashi Kikuti, ressalta a importância da realização da Mostra VIII Brazilian Film Series na cidade. “Trazer um evento deste porte para nossa cidade só reforça que vivemos em uma cidade diferenciada. Indaiatuba foi escolhida para receber a Mostra dentre todas as cidades do interior do país por que é muito bem estruturada. O prefeito Gaspar investe nas pessoas e valoriza a Cultura para transformar a sociedade. Aqui a população tem acesso a peças de teatro, shows, workshops, exposições, oficinas culturais, tudo gratuito. Do clássico ao rock, todos tem seu espaço aqui”, conclui Érika.

“Fico feliz do município poder proporcionar tantas opções culturais para cidade. Hoje temos a entrega do Prêmio Literário Acrísio de Camargo com a apresentação deste Poeta maravilhoso que é o Bráulio. Tivemos apresentação de 10 peças teatrais gratuitas só neste mês. Neste final de semana e no próximo acontecem as eliminatórias do Festival de Rock, que trará na final, em novembro, a banda de Rock Metal Sepultura. A Cultura oferece opções para todos os gostos e classes e isso só é possível porque nosso prefeito, o Gaspar, acredita na Cultura como poder de transformação da sociedade”, conclui Érika.

Para o coordenador da Mostra em São Paulo e Indaiatuba, jornalista e produtor cultural, Luiz Oliveira, a receptividade do empresário Paulo Lui e da Secretária de Cultura Érika Hayashi Kikuti, só confirmam o que já sabíamos: que Indaiatuba é a cidade certa para ser a primeira do interior do Estado a receber a Mostra.

Os longas-metragens brasileiros selecionados para exibição na cidade são os documentários “Nunca me Sonharam” e “Fonte da Juventude” e os longas-metragens “Hoje Eu quero voltar Sozinho”, “Teus Olhos Meus”, “Depois da Chuva”, “Dois Filhos de Francisco” e “Pequeno Segredo”.

Programação da Mostra em Indaiatuba

Cinema Topázio Shopping Jaraguá

7/12 - 20h - Pequeno Segredo (abertura com coquetel oferecido pelo Buffet Ferracini após exibição)

8/12 - 20h - Nunca me Sonharam

9/12 - 20h - Dois Filhos de Francisco

10/12 - 20h - Depois da Chuva

11/12 - 20h - Fonte da Juventude

12/12 - 20h - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho com bate-papo com convidados

13/12 - 20h - Teus Olhos Meus com bate-papo com convidados

Parque Corolla

8/12 - 20h - Dois Filhos de Francisco

Mostra VIII em São Paulo e Chicago/EUA

Na cidade de São Paulo, o evento começa no dia 30 de novembro e vai até 6 de dezembro. Este ano, além do Espaço Itaú de Cinema Augusta e do Cine Matilha, sessões serão apresentadas na Unibes Cultural e em 15 CEUs, na periferia da cidade, através do Circuito Spcine.

Em Chicago e nas cidades do meio-oeste dos Estados Unidos, a Mostra VIII Brazilian Film Series será realizada de 3 a 18 de novembro. Lá, ao todo, são 11 longas-metragens - incluídos os documentários -, curtas-metragens e filmes de animação infantis, todos brasileiros.

Para Luiz Oliveira, os novos espaços e públicos onde o evento está chegando confirmam a aposta feita há três anos quando o evento foi apresentado pela primeira vez na capital paulista.

“Por traz do sucesso da Mostra Brazilian Fim Series, criada há oito anos em Chicago, por sua atual diretora, a brasileira Ariani Friedl, está o objetivo de difusão e fortalecimento da nossa produção audiovisual nos Estados Unidos e em nosso próprio País”, disse Oliveira. De acordo com o produtor cultural, responsável pela chegada do evento por aqui, “desde o início, o intuito da diretora da Mostra sempre foi apresentar o Brasil sem estereótipos, com produções de qualidade, que revelem socialmente o País, com suas belezas e mazelas”, completou.

Partners of the Americas

Os Capítulos de Illinois e São Paulo da Partners of the Americas são os responsáveis pela realização da Mostra, tanto em Chicago como na capital paulista e em Indaiatuba. Criada na década de 1960, pelo então presidente John Kennedy, a ONG Partners of the Americas é uma entidade sem fins lucrativos, que se desenvolve através de atividades voluntárias, com o objetivo de favorecer o intercâmbio educacional, cultural e social entre os países dos três continentes americanos.

Dentro dessa proposta, o evento, que conta com realização da ONG Partners of the Americas – Capítulo São Paulo/Illinois, exibe longas e curtas-metragens e documentários. Este ano, alguns filmes abordarão o Jovem, temática escolhida para a atual edição do evento.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi