Notícias

‘Ação Mulher’ apresenta balanço 2017 e projetos para o próximo ano

  • Publicação: 30/11/2017 17:30h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1072

Foto

Foto: Cecília Miyagawa

Na quarta-feira (29), 70 empresárias e parceiras do “Ação Mulher”, programa da Prefeitura de Indaiatuba, que incentiva ações sociais em parceria com a iniciativa privada, se reuniram no Travel Inn Wise Hotel. O objetivo foi apresentar as ações realizadas nos quatro meses de programa e traçar os planos para o próximo ano.

O Ação Mulher começou no final do mês de agosto, em uma reunião no Gabinete, com 25 empresárias. O programa propõe apresentar estratégias diferenciadas no oferecimento de oportunidades e possibilidades para as mulheres de Indaiatuba. O objetivo é promover rodas de conversas para troca de experiências, divulgação dos serviços públicos e de entidades, visando buscar colaboração e apoio para o desenvolvimento de ações empreendedoras que promovam melhores resultados sociais para a cidade.

A partir de então, uma série de propostas começou a ser discutida. No dia 22 de outubro, às 8h, na Praça Prudente de Moraes, aconteceu a caminhada em prol ao movimento mundial do Outubro Rosa. Esse foi o primeiro evento organizado pelas parceiras do programa em conjunto com a EPTV Campinas. O tema escolhido foi “Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo”, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres feminino.

Para a caminhada, um grupo de parceiras do “Ação Mulher” se reuniu e com apoio da Prefeitura criaram a camiseta “Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo”. O objetivo é arrecadar fundos para a Volacc e Mais Vida com as vendas das peças. As camisetas foram vendidas por R$ 25,00 nas lojas: Arezzo, Lúcia Ramos, Hope e Onodera. O valor de R$ 5.050,00 foi arrecadado com a ação e dividido entre as entidades.

Em outubro a Prefeitura por meio do “Ação Mulher”, em parceria com a empresa Kion South América, promoveu no dia 24 de outubro, a palestra “Percurso de Carreira: desafios, superações, renúncias e felicidade com suas escolhas”. Participaram 150 mulheres. A palestra aconteceu no auditório da Kion e foi proferida por Vanessa Castanho, que é a primeira gerente regional mulher da indústria automobilística brasileira. Ela falou sobre sua experiência na área e como ser uma das mulheres mais influentes do setor.

Projeto Especial

Neste encontro a empresária Lúcia Ramos entregou quatro sutiãs com próteses para mulheres assistidas pela Volacc (Voluntárias no Apoio ao Combate ao Câncer). Através de uma das reuniões do Ação Mulher a proprietária da fábrica de lingerie conheceu o trabalho realizado pela Volacc e se sensibilizou com as mulheres que sofreram mastectomia por consequência do câncer de mama.

“Como produzo lingerie, vi que poderia contribuir com estas mulheres e comecei a pesquisar o que tinha de melhor. Consegui uma parceria com a ONG Viva Melhor que produziu a prótese em polipropileno, um material que dá a sensação do peso do seio de acordo com o número do sutiã e pode ser usado até na água do mar. Produzimos as peças de acordo com a necessidade e medida de cada mulher. É muito gratificante conhecer a necessidade da pessoa e transformar o que fazemos no dia a dia num produto especial que vai contribuir e melhorar a autoestima dessas mulheres”, conta Lúcia.

Para as pessoas que se interessarem pelo sutiã com a prótese, é necessário entrar em contato com a Volacc, pelo telefone 3875 4544, para fazer um cadastro. “A princípio fizemos a doação destas quatro peças, mas queremos comercializar o produto e com uma porcentagem arrecadada com a venda iremos fazer outras peças para poder ajudar as mulheres que não tem condição de adquirir a peça”, finaliza a empresária.

2018

Para o ano que vem o “Ação Mulher” deve continuar com as reuniões e ampliar as parcerias do setor público e privado em prol do social. “Começamos pequenininhas e hoje já estamos em 70 mulheres. Em apenas quatro meses realizamos várias ações e juntas podemos muito mais. Ninguém faz nada sozinha, mas com um pouquinho de cada, faremos muito. Estamos conversando sobre projetos voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade, vamos unir as caminhadas da Volacc e Mais Vida, vamos trazer mais palestras e dar continuidade na parceria dos sutiãs com próteses da Lúcia Ramos. Isso é só o começo, pois tenho certeza que em 2018 realizaremos muitas ações positivas”, conclui a primeira-dama, Tânia Castanho.


Notícias relacionadas