A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura de Indaiatuba acumula prêmios importantes em balanço de 2017

Cidade está classificada entre as mais seguras para jovens
20/12/2017 09:54h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba acumula prêmios importantes em balanço de 2017

Indaiatuba fechou mais um ano de muita produtividade e se mantém entre os melhores em rankings de gestão, de responsabilidade social, de negócios, de conectividade e meio ambiente. O terceiro lugar entre as cidades do país com os menores índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência foi o destaque desse ano, ao lado do terceiro lugar no ranking do Estado de São Paulo no Índice Firjan de Gestão Fiscal e único município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ser classificado como “gestão de excelência”. No ranking nacional o município garantiu a oitava posição.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil divulgou em dezembro a relação dos municípios com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017. Indaiatuba ficou entre as três cidades brasileiras que apresentam os menores índices, com a nota 0,203. Além da terceira posição no ranking nacional, o município ficou com a segunda melhor posição da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O índice foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, utilizando como base dados do ano de 2015.

O estudo abrange a população de 15 a 29 anos e avaliou 304 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, em quatro dimensões: violência entre os jovens, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade de renda.



Gestão Fiscal

Já o Índice de Gestão Fiscal foi divulgado em agosto pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), confirmando a eficiência na gestão de Indaiatuba, que ficou em terceiro no ranking do Estado e em oitavo no nacional. Este ano apenas 13 municípios alcançaram a classificação de “gestão de excelência”, que é a mais alta classificação no índice.

A análise dos dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional mostrou, ainda, que as prefeituras que conseguiram manter o alto padrão de administração das contas públicas em meio à crise têm boa capacidade de geração de receita própria, por isso dependem pouco do governo federal.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal foi criado em 2006 e faz um diagnóstico de como os municípios administram os recursos públicos, estimulando uma cultura de responsabilidade fiscal. São analisadas cinco variáveis: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.



Gestão Municipal

Este ano Indaiatuba também foi destaque no Estado de São Paulo e integrou um grupo seleto de cidades que alcançaram o maior IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O indicador criado pelo TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) mede a eficiência das prefeituras paulistas. O município foi classificado com IEG-M muito efetivo, com nota B+. No histórico do IEG-M, Indaiatuba se mantém com nota B+ desde o lançamento, em 2015.

O IEG-M avalia sete áreas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos (quesitos ligados à área da Defesa Civil) e Governança de Tecnologia da Informação. Das sete áreas de avaliação, Indaiatuba ficou com nota A “Altamente Efetiva” em cinco, sendo: Educação (i-educ), Saúde (i-saúde), Meio Ambiente (i-amb), Proteção aos Cidadãos (i-cidade) e Governança de Tecnologia da Informação (i-govTI).

Apenas 73 cidades do Estado de São Paulo e três da RMC foram avaliadas com nota B+ (muito efetiva).



Negócios

O Ranking das Melhores Cidades Brasileiras para se Investir em Negócios traz Indaiatuba na 29ª posição. O estudo foi elaborado pela Urban Systems a pedido da Revista Exame. No ranking estão os 100 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes que reúnem as condições mais favoráveis para a instalação de empresas.

No levantamento foram checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.



Responsabilidade Social

Em 2017 Indaiatuba se manteve no Grupo 1 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), entre os municípios com bons indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade. Em todos os indicadores, a cidade acrescentou pontos e se manteve acima do nível médio estadual em 2014, ano de referência do estudo apresentado em 2017. Na avaliação anterior o município também se classificou no Grupo 1.

Os dados foram apresentados em outubro pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e por técnicos da Fundação Seade. O IPRS é um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.



Inteligente e conectada

Este ano Indaiatuba também foi classificada como a 30ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities de 2017, elaborado pela Urban Systems e divulgado em junho deste ano pela Exame.com. Comparado ao ranking de 2016 a cidade subiu 25 posições. Entre os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba ocupa o segundo lugar, atrás apenas de Campinas.

Para definir o ranking das cidades mais inteligentes do Brasil foi avaliada a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, usando 70 indicadores. O estudo está na terceira edição e envolveu mais de 500 cidades brasileiras.



VerdeAzul

Em dezembro, Indaiatuba conquistou a 26ª posição no Ranking Ambiental Paulista de 2017 do Programa Município VerdeAzul (PMVA) promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A cidade somou 84,53 pontos na etapa final da certificação e subiu 17 posições no ranking comparado a 2016, quando ficou em 43º lugar. Este ano apenas 48 municípios conseguiram o selo. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) Indaiatuba ocupa a sexta colocação no ranking, atrás apenas de Campinas, Americana, Itatiba, Jaguariúna e Holambra.

Na diretiva Qualidade do Ar, o município ficou com a primeira colocação. A cidade também ficou entre as dez melhores do Estado em outras duas diretivas: 2ª em Resíduos Sólidos; 10ª em Educação Ambiental.



Projeto Inovador

Em setembro a Prefeitura recebeu o Título de Projeto Inovador 2017 da Rede Cidade Digital. A entrega do prêmio foi realizada durante o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, realizado em Vinhedo. Dos 49 municípios da macrorregião, apenas 14 foram contemplados com o título, cujo objetivo é valorizar Prefeitos Inovadores, que apresentaram em seus planos de governo ferramentas de tecnologia que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos.



Controle da Tuberculose

Pelo quarto ano consecutivo o município recebeu o Prêmio de Qualidade nas Ações do Controle da Tuberculose, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios que cumpriram as metas pactuadas pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual, de atingir mais de 85% de cura para os casos da doença. A premiação foi realizada durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2017, ocorrido no final de setembro, em São Paulo. O prêmio refere-se ao ano de 2016, quando o município registrou 34 casos da doença.



Campanha de Voz

A equipe de fonoaudiólogas escolares do Niape (Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado) da Secretaria de Educação, conquistou a terceira colocação no Prêmio de Melhor Campanha de Voz 2017, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). A premiação foi na categoria Serviços de Saúde, e Indaiatuba concorreu com o curso EaD sobre Saúde Vocal. O tema da campanha foi: “Seja amigo da Sua Voz”.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1140

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba