Guarda Civil de Indaiatuba desarticula laboratório de entorpecentes

Ação foi bem-sucedida graças ao sistema de inteligência e monitoramento de Indaiatuba
31/01/2018 17:51h

Foto: Eduardo Turati RIC/PMI
Guarda Civil de Indaiatuba desarticula laboratório de entorpecentes

A Guarda Civil de Indaiatuba desarticulou um laboratório de entorpecentes na noite de terça-feira (30), no Jardim Pau Preto. Na ocasião uma pessoa foi presa e foram aprendidos 2 revólveres calibre 38, um deles com a numeração suprimida, dois carregadores de pistola, um silenciador, um colete balístico com emblema da Polícia Civil, 17 cartuchos de calibre 12 e 165 munições de diversos calibres. Além de todo material bélico, os Guardas também localizaram 14 quilos de maconha, dentro de uma geladeira, e 25 quilos de cocaína, além de insumos e ferramentas para a preparação e distribuição das drogas e 82 aparelhos celulares. A ação foi bem-sucedida graças ao sistema de inteligência e monitoramento implantado em Indaiatuba e também a troca de informações com o Denarc.

“Com a prisão em flagrante do indivíduo e a apreensão do material ilícito, tiramos das ruas um propulsor do tráfico de Indaiatuba que também estava agindo nas cidades da região. Por isso, é importante sempre fomentar ações que agreguem as corporações da região, pois o crime precisa ser combatido além das fronteiras, com inteligência e estratégia, por isso sempre estamos buscando parcerias e convênios para fortalecer ainda mais a segurança da população”, comenta o secretário de Segurança Interino, Sandro Bezerra Lima.

A ocorrência

A operação iniciou após um veículo, que estava sendo monitorado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas passar pela câmera de monitoramento, nas proximidades do Bosque do Saber sentido Vila Furlan. As equipes passaram a patrulhar e sendo avistado pela equipe do GAP 094 pela rua Itu x Visconde de Indaiatuba.

No momento da abordagem, o proprietário do veículo saiu correndo, na tentativa de escapar dos Guardas, porém foi acompanhado e detido a cerca de 50 metros de onde parou seu veículo. Durante a averiguação o suspeito mentiu seu nome diversas vezes, mas acabou informando seu nome verdadeiro e confirmando a sua condição de procurado aos Guardas. Após revelar aos agentes que era procurado, o detido tentou fazer um acordo com os Guardas Civis: Ele indicava onde era a casa que guardava todo o material do tráfico e os Guardas deixavam ele ir embora. Como parte da estratégia, os Guardas solicitaram o endereço da residência, e seguiram até o local para averiguação. Enquanto as viaturas faziam o deslocamento até a residência informada, a equipe do Canil, com o Cão Max, realizou uma busca no veículo em busca de armas e drogas escondidas.

No endereço indicado foi localizado todo material proveniente do tráfico. Diante dos fatos, todo o artefato e o indivíduo, foram conduzidos ao plantão policial onde a autoridade de plantão, o delegado Sérgio Seizo ratificou a voz de prisão em flagrante delito, permanecendo à disposição da justiça.

Integração

Indaiatuba possui integração de sistemas entre as cidades que possuem o monitoramento por meio da Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), que integra dados da Prodesp, como carros roubados e furtados ao sistema de monitoramento veicular inteligente.

Visando o sucesso de operações que combatem o tráfico de drogas e a violência entre as fronteiras, recentemente foi firmado um convênio para Ações Integradas entre as Guardas de Campinas, Elias Fausto, Itupeva, Monte Mor e Salto. A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas interligadas.

Essas integrações são importantes para o abastecimento de informações. A ação dessa semana, por exemplo, teve participação do Denarc, que trocou informações com a Guarda Civil sobre o veículo suspeito de tráfico que estava rodando a região.

• Redator(es): Laís Fernandes