Prefeito solicita ao Estado reforço na imunização contra a Febre Amarela

06/02/2018 16:37h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeito solicita ao Estado reforço na imunização contra a Febre Amarela

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), solicitou ao Estado por meio do deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM), um reforço na imunização contra a Febre Amarela do município. Em cumprimento ao solicitado, a Prefeitura de Indaiatuba começou a receber os novos lotes. Hoje (6) chegaram 5.000 doses da vacina e desde dezembro já chegaram mais de 10 mil doses. De acordo com a Secretaria da Saúde, a cidade continua a vacinação nas Unidades de Saúde após o prévio cadastramento. Atualmente são aplicadas em média 600 doses diárias, ou seja, entre 30 e 50 doses por dia em cada uma das 16 Unidades de Saúde de Indaiatuba. Cerca de 70% da população de Indaiatuba já está imunizada.

A secretária da Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, afirma que o estoque está abastecido. “Estamos recebendo novos lotes semanalmente e a interlocução com o Estado é constante para que o estoque não fique desabastecido e a partir desta semana vamos receber doses extras, para manter a agenda de vacinação em dia. É importante destacar que aqueles que ainda não tomaram a vacina contra Febre Amarela podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência para fazer o cadastro e aguardar o chamado do posto de saúde”, orienta.

A secretária destaca que a cidade foi pioneira na organização para evitar filas. “Somos a primeira cidade a adotar o sistema de cadastro e mantemos a média entre 30 a 50 doses por dia nas Unidades de Saúde para garantir o conforto da população, evitar filas e garantir a segurança no processo de vacinação”, explica Graziela.

A vacina não será administrada em pessoas que já receberam uma dose no passado, gestantes, crianças menores de 9 meses e mulheres amamentando até os 6 meses do bebê. A vacinação nos idosos será mediante uma avaliação das condições de saúde. Esses que não podem receber a dose devem seguir as orientações com o uso de repelentes e evitar as zonas de mata.

• Redator(es): Laís Fernandes