ETE Mário Araldo Candello recebe novos sopradores

Equipamentos fazem a aeração dos tanques de tratamento dos efluentes
22/03/2018 14:21h

Foto: DCS Saae
ETE Mário Araldo Candello recebe novos sopradores

Esta semana, foram instalados quatro novos sopradores previstos no projeto de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello. Os equipamentos, importados da Bélgica, pesam cerca de 9 toneladas cada. Eles são responsáveis pela aeração dos tanques de tratamento dos efluentes. As bactérias, presentes nas lagoas de tratamento precisam de ar para ‘respirar’ e realizar o tratamento. Por isso, a qualidade do ar é importante, além de garantir a temperatura ideal do ar/água para as bactérias viverem melhor e como resultado um tratamento de esgoto mais eficiente.

Mais seis sopradores estão previstos no projeto. Eles serão acomodados em duas Casas de Sopradores. Cada unidade atenderá 2 tanques de tratamento e também terá uma sala onde serão instalados os painéis dos sistemas elétricos. Para a operação e manutenção dos sopradores, foi prevista a instalação de uma ponte rolante com capacidade de movimentação de até 7 toneladas.

“Após a ampliação da ETE MAC, nosso sistema de tratamento será ainda mais eficiente. Estamos utilizando o que há de mais moderno no mercado, e quem ganha com isso é a população de Indaiatuba” comenta o superintendente do Saae engº Sandro Coral.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo, o biológico pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida e, dessa forma, possibilitar a multiplicação das bactérias que se alimentam da matéria orgânica existente no esgoto e que utilizam oxigênio no processo metabólico. Com um custo total de R$ 70 milhões, irá tratar 100% de todo o efluente coletado na área urbana de nossa cidade.

• Redator(es): Sérgio Gatolini - DCS Saae