Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre temporada de concertos 2018 no dia 07

Apresentação gratuita no Ciaei trará obras de Beethoven
28/03/2018 08:54h

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre temporada de concertos 2018 no dia 07

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre sua temporada 2018 com um concerto especial no próximo dia 07 de abril, às 20h, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Este ano a programação da Orquestra promete realizar uma temporada de alto nível artístico com solistas convidados, grupos de ópera, corais e concertos diversificados. Entre os destaques estão a realização do Rock Sinfônico Vol. II e da programação especial para o mês das crianças.

O concerto é uma realização da Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura, e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

A abertura do concerto terá a execução da obra “Coriolano” composta em 1807, mesmo ano em que Beethoven escreveu a famosa Sinfonia nº 5. Depois a orquestra apresenta a sétima sinfonia que é considerada pelo próprio compositor como uma de suas melhores obras.

Segundo o maestro e diretor artístico Paulo de Paula, “sempre que pensamos na programação da temporada, buscamos trazer qualidade com obras sinfônicas emblemáticas e relevantes como a sétima sinfonia de Beethoven que faremos nesse primeiro concerto do ano”, comenta. “Será um grande desafio, pois é uma obra de grande vivacidade e energia, e o mais interessante é que ela foi composta quando Beethoven já estava completamente surdo”, finaliza.

Uma novidade é a série "Conversa com o Maestro”, onde maestro Paulo de Paula, regente da Sinfônica de Indaiatuba, de maneira informal vai conversar com o público sobre o compositor, as obras e também tirar dúvidas sobre o funcionamento de uma orquestra. Essa conversa acontecerá no próprio teatro, às 19h, e terá meia hora de duração. "Temos percebido uma grande curiosidade da plateia sobre as obras e sobre a orquestra em si, então decidimos abrir um espaço para poder conversar com aqueles que tem interesse em saber um pouco mais sobre o que a orquestra vai tocar", completou.

Para essa temporada, além dos concertos no teatro do Ciaei, a orquestra pretende realizar uma série de concertos didáticos em espaços públicos espalhados pela cidade, além do concerto “As Quatro Estações de Vivaldi”, no Maio Musical, com a participação do violinista Cláudio Michelleti. Outro destaque é a apresentação da ópera Gianni Schicchi de Puccini, em parceria com o grupo ópera Estúdio da Unicamp, que tem previsão de ocorrer no mês junho.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Criada em 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical da cidade oferecendo a toda população apresentações de alto nível. O grupo tem realizado na cidade um intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população além de possibilitar que os jovens instrumentistas se desenvolvam técnica e musicalmente através de aulas gratuitas de instrumento e teoria musical.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Abertura de Temporada 2018