Relações Institucionais

 

Notícias

Ecopontos do Europa e Parque Indaiá são primeiros a utilizar container subterrâneo

  • Publicação: 24/04/2018 14:03h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 310

Foto

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O ecoponto do Jardim Europa, localizado na rua Lisboa, e do Parque Residencial Indaiá, na rua Ricieri Delboni, são os primeiros a entrar em funcionamento dos cinco pontos subterrâneos de coleta de materiais recicláveis que serão instalados no município. Os containers soterrados também vão substituir o modelo tradicional dos Ecopontos instalados na Víber, no início do Parque Ecológico e na Vila Avaí. Um funcionário ficará nos locais nos primeiros meses de funcionamento para orientar a população sobre o uso correto do ecoponto, fazendo um trabalho de educação ambiental.

De acordo com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, além da vantagem estética, o modelo subterrâneo inibe invasões e vandalismo e torna o entorno do ecoponto mais limpo.

O trabalho de instalação dos novos containers nos cinco locais deve ser concluído em no máximo 20 dias. Os pontos receberão dois ou três containers soterrados com capacidade de 3 mil litros cada, conforme a demando do local. “Escolhemos esses cinco ecopontos para receber inicialmente os novos containers, porque são os pontos que mais apresentam problemas de vandalismo. Conforme instalamos os tanques soterrados, já vamos desativando o ecoponto do modelo antigo”, avisou.

Conforme informações da empresa Corpus Saneamento, responsável pela coleta de lixo no município, a coleta soterrada é um conceito simples para recolher a produção de resíduos já usado em grandes cidades de forma bastante eficiente. O modelo subterrâneo possui um sistema de sonda que avisa quando a capacidade do tanque está no limite de armazenagem.

O secretário de Urbanismo reforçou a importância da colaboração da população para que haja um maior aproveitamento dos recicláveis depositados nos ecopontos. “Muita gente acaba depositando materiais que não são recicláveis e até lixo doméstico nos pontos de coleta, o que prejudica o trabalho de reciclagem”, explicou Souza.

Nos ecopontos devem ser depositados apenas papéis, garrafas pet e plástico em geral, latas de alumínio, garrafas de vidro e embalagens longa vida. O óleo usado em frituras que é encaminhado à Usina de Biodiesel, também pode ser depositado no local, desde que esteja em garrafas pet bem fechadas para não vazar e comprometer os demais materiais.



Ecopontos soterrados



- Emeb. Prof.ª Maria Cecília Ifanger

Rua Pedro de Toledo, em frente ao nº 2.300 – Vila Avaí

- Emeb. Prof. Antonio Luiz Balaminutti

Rua Ricieri Delboni N°310 – Parque Residencial Indaiá

- Parque Ecológico

Av. Eng.º. Fábio Roberto Barnabé, em frente ao estacionamento do Parque Ecológico

- Jardim Europa

Rua Lisboa, próximo ao nº 178.

- Viber

Rua Pará – Cidade Nova




Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba