Notícias

Prefeitura promove Encontro de Educadores e Monitores de Creches

  • Publicação: 23/07/2018 17:00h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 566

Foto

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba promove entre hoje (segunda-feira, 23) e amanhã (terça-feira, 24) a quarta edição do Encontro de Educadores e o primeiro Encontro de ADEs (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional) e monitores de creches. Os docentes da Rede Municipal se encontraram pela manhã e outra turma participa do evento no período da tarde no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), cerca de 600 professores participam da ação por período, o tema abordado é BNCC - Base Nacional Comum Curricular, com a professora Maria Helena Guimarães de Castro. Na terça-feira é o dia do Encontro com os ADEs e monitores de creche às 19h também no Ciaei, com aproximadamente 600 participantes, o tema será “A primeira infância e a importância do papel da creche no desenvolvimento da criança”, ministrado pela professora Karina Rizek. A banda Trio de Aspora fez a abertura do evento. O objetivo dessas ações é aproximar os profissionais da Rede Municipal de Educação e promover a capacitação como forma de aprimoramento profissional.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) e a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, fizeram a abertura do Encontro de Educadores. “É importante a união de todos da educação, converso com muitos país e também com políticos sobre o cenário nacional, pois precisamos que o país entre no eixo e volte a ter credibilidade, precisamos de um país sólido para o futuro. Hoje a comparação da educação do Estado com nossas Escolas Municipais é gritante, o trabalho dos nossos professores e a dedicação de toda equipe da educação faz com que nossos alunos saiam do 5º ano, educados e com boa bagagem de aprendizado, nossa equipe é uma das melhores do Estado e os índices que recebemos coloca a educação de Indaiatuba como uma das melhores do país”, comenta Gaspar.

“Que esse seja um retorno de alegria e queremos iniciar o segundo semestre com entusiasmo. Agradeço a presença do prefeito e o engajamento que ele tem com a educação. Recebo com muito carinho a professora Maria Helena que dedica sua vida à qualidade da educação pública no nosso país. Cumprimento toda equipe de Educação, cada um sabe da importância que temos em ter a educação pública de qualidade e vocês são responsáveis por isso”, diz Rita.

Karina Rizek

Psicóloga, foi professora e coordenadora pedagógica em instituições de educação infantil; coordenou o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – Proinfantil - MEC; foi Coordenadora Geral de Educação Infantil do MEC, elaborando materiais

diversos, políticas e ações. Coordenadora da Escola de Educadores onde atua em projetos educativos junto à Programas, Escolas, Instituições, Estados e Municípios.

Maria Helena Guimarães de Castro

Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada pela mesma universidade, onde foi também diretora adjunta do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/NEPP. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação (maio/2016-maio/2018). Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2009-2016) e Diretora Executiva da Fundação SEADE de São Paulo (2012 a maio de 2016). No Governo do Estado de São Paulo atuou de 2003-2009, como Secretária de Estado de Educação; Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. No período de 1995 a 2002, atuou no Ministério da Educação: foi presidente do Inep (1995-2001); Secretária de Educação Superior (2001) e Secretária Executiva do MEC (2002). Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas/SP e Presidente nacional da UNDIME. Publicou vários artigos e capítulos de livros na área de avaliação de políticas educacionais, currículo, avaliação, gestão e reformas educacionais. Atualmente é vice-presidente do conselho do PISA Governing Board/OECD e membro da Agenda 2030 da UNESCO. É membro do conselho da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/ABAVE; do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação. É Membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005 e da Academia Paulista de Educação desde 2015.

Crédito: Giuliano Miranda RIC/PMI


Fotos


Notícias relacionadas