Palestra gratuita sobre bons hábitos alimentares é realizada no Ciaei

Evento reuniu educadores e pais de alunos
17/08/2018 09:48h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Palestra gratuita sobre bons hábitos alimentares é realizada no Ciaei

Na noite de terça-feira (14), a Nutriplus promoveu com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, uma palestra para educadores e pais de alunos municipais. O evento aconteceu na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. A nutricionista e professora Sandra Chemin ministrou o tema: ‘Alimentos, Humor & Memória: Uma Parceria Possível?’. O objetivo foi trazer às comunidades escolares mais informação e proporcionar reflexão sobre a alimentação saudável.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) agradeceu a presença de todos e falou da importância dos bons hábitos alimentares. “Estou muito feliz. Mais uma vez nossa cidade é destaque na Região Metropolitana de Campinas. A merenda de Indaiatuba foi eleita, com alto grau de satisfação, como a melhor da RMC. Nossa cidade também está melhor avaliada entre as 10 maiores do Estado de São Paulo, que inclui Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Paulo e Sorocaba. O trabalho sério junto a uma gestão responsável nos torna uma cidade diferenciada, um modelo pra ser seguido”, finaliza Gaspar.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, agradeceu a presença do prefeito e todos que saíram de suas casas para aprender um pouco mais sobre a alimentação saudável. Um tema muito importante nos dias de hoje, que as mães trabalham fora e não tem tanto tempo para fazer as refeições em casa, como no tempo da vovó. “A alimentação escolar é um direito do aluno e objetiva contribuir para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, promovendo o hábito de comer alimentos saudáveis”, afirma Rita.

A pedagoga e contadora de histórias, Nádia Barbuglio, abriu o evento com a contação de história: “O almoço mágico”. A peça teatral faz parte do Projeto Nutricional da Nutriplus, além de outros já realizados nas escolas do município, que contribui positivamente na alimentação escolar da cidade. Nesse espetáculo, a atriz utiliza fantoches, elementos cênicos diversos e muita música para narrar a história de duas amigas: a fadinha e a bruxinha - com respeito ás diferenças, amizade, diversão e muita aprendizagem. No final as amiguinhas descobrem que experimentar os alimentos traz descobertas de deliciosos sabores novos.

Até agosto a Nutriplus realizou o programa “histórias que alimentam” para cerca 3.500 crianças das creches municipais, para incentivá-las a provar novos alimentos e auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Após a exibição da peça teatral, a nutricionista, mestre em Ciências dos Alimentos pela USP, Sandra Chemin, inicia a palestra ‘Alimentos, Humor & Memória: Uma Parceria Possível?’. A professora explicou que a produção de alguns neurotransmissores é diretamente influenciada pela alimentação. “Estudos têm demonstrado que podemos mudar o humor ou aumentar a capacidade cognitiva pela alimentação”, diz Sandra.

Muito aplaudida, Sandra encerra a palestra com o provérbio ayuveda: “Quando a alimentação é ruim, a medicina não funciona; quando a alimentação é boa, a medicina não é necessária.”

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi