A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Guarda Civil de Indaiatuba participa do ll Encontro de Guardas do Interior

Passaram pelo evento mais de 1.400 Guardas Civis, de 108 cidades e 10 Estados
21/08/2018 14:55h


Foto: Eduardo Turati - GC
Guarda Civil de Indaiatuba participa do ll Encontro de Guardas do Interior

Nos dias 16 e 17 de Agosto, aconteceu na Cidade de Campinas, o ll Encontro de Guardas Civis Municipais do Interior de São Paulo. Estiveram presentes no evento, representando a Guarda Civil de Indaiatuba, o Secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes, o Secretário Adjunto, Sandro Bezerra Lima, o Diretor de Gestão Estratégica, Mário Vagner, a Diretora da Guarda Civil de Indaiatuba, Marilsa Ap. Souza, o Especialista em T.I. do COI, Waldemar Batista Júnior e o Gerente de Área, Whelton Marinho.O evento foi realizado no Expo Dom Pedro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e o tema abordado no debate inicial foi o SUSP, o Sistema Único de Segurança Pública.

O objetivo foi criar oportunidades de discutir a Segurança Pública de maneiras mais amplas, aproximar as Guardas e trocar experiências. O encontro também contou uma feira de expositores de equipamentos para a Segurança Pública. O evento contou com a presença do Exército Brasileiro, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região Militar, que promoveu uma palestra sobre os procedimentos e a legislação pertinente para aquisição de armas de fogo, munições, coletes balísticos e material restrito não letal.

A Polícia Civil também esteve presente, apresentando o projeto existente de integração entre o GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e as Guardas Civis da região.A Polícia Rodoviária Federal, através do Superintendente, Inspetor Luciano Silva Fernandes, palestrou sobre o sistema Alerta Brasil, os seus benefícios e as possibilidades de integração com os sistemas das Guardas Civis e demais agências de Segurança Pública.

Um dos principais debates do evento foi sobre a “Integração das forças de inteligência” – Comint (Polícia Civil, Militar, Federal e Guardas Municipais), com os representantes da Polícia Civil, dr. José Henrique Ventura, diretor do DEINTER-2 de Campinas; da Polícia Federal, dr. Alexandre Rabello Gonçalves Costa, delegado-chefe do Núcleo de Inteligência da Delegacia de Polícia Federal em Campinas; da Polícia Militar, coronel José Ricardo Trevisan Arantes, comandante do CPI-2 de Campinas; e representando as Guardas Municipais, dr. Paulo Sérgio de Lemos Stell, secretário municipal de Segurança de Jundiaí.

O evento terminou com uma mesa redonda, formada pelos Secretários de Segurança das Cidades da nossa região, que discutiram o futuro das Guardas Civis.

1º Torneio de Cães Policiais do Interior de Guardas Municipais

No espaço destinado as equipes de Canil, ocorreram demonstrações de técnicas de treinamento e defesa pessoal em situações de risco com cães. Além das demonstrações, as Guardas Civis Municipais também participaram com seus cães de provas de faro e proteção.

O primeiro dia de evento no Espaço K9, contou com 18 equipes, e o segundo dia com 21. Além das Guardas Municipais, também participam equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil. Indaiatuba participou com cães Iron, Max e Luck, e com os Guardas Civis Ageu, Lopes, Jaime e Monzi.

O encerramento do evento no espaço K9 aconteceu com a entrega das premiações aos vencedores da competição e com a revelação do nome do novo Cão do Canil da Guarda Civil de Campinas, um Beagle, que após uma votação on-line, foi batizado como Bart.

  • Redator(es): Eduardo Turati
  • Release N.º: 660

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba