A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Idosos de Indaiatuba realizam homenagem ao Cinema e Oscar durante 6ª Gincana Cultural

Integrantes dos grupos da 3ª idade deram um espetáculo de alegria e descontração
05/09/2018 10:06h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Idosos de Indaiatuba realizam homenagem ao Cinema e Oscar durante 6ª Gincana Cultural

O Funssol Social de Solidariedade (Funssol) da prefeitura Indaiatuba promoveu na tarde sexta-feira, 31, no Ciaei, a 6ª Gincana Cultural. Em 2018, o tema da festa foi o Cinema e o Oscar. Durante três horas, os idosos de 14 grupos deixaram a timidez de lado e mostraram que criatividade não tem idade. Com encenações de trechos de filmes, narrações, dramatizações, danças, canto, coral e dublagens levaram muita emoção para cerca de 550 pessoas que prestigiaram o evento.

A educadora física e coordenadora do projeto Vida Feliz do Funssol, Maria das Graças Araújo Mássimo deu boas vindas às autoridades e ao público. Fez um agradecimento especial a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz e que não fez o uso da palavra. Explicou que os integrantes dos grupos escolheram grandes filmes nacionais e internacionais para homenagear a festa do Oscar, que acontece desde 1927, e premia anualmente os melhores filmes.

Luz, câmera e ação, esta era a frase que mais parecia ser ouvida no Ciaei de Indaiatuba durante as apresentações dos grupos.

O primeiro grupo a se apresentar foi o Nova Vida com a encenação do filme “E o Vento Levou”. Lançado no Brasil em 1º de janeiro de 1940. É o filme mais famoso da história do cinema. Narra a vida de Scarlett O’hara que é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. Com adaptação, criação e direção de Elizabety Fiore, os integrantes: Fausta, Evandra, Bene, Iracema, Elza, Edity, Márcia, Arnaldo, Sandra, Zélia e Antônio do Grupo Nova Vida, fizeram uma linda apresentação da cena do filme E o Vento Levou.

O grupo Raio de Sol fez a segunda apresentação e também emocionante. As integrantes Maria José e Nair fizeram uma dublagem da “A cena da Rodoviária” do filme “Dois Filhos de Francisco": O filme conta a história da dupla de cantores sertanejos Zezé di Camargo & Luciano.

Todas as demais apresentações garantiram o espetáculo até o final da tarde.

Neide Lourenço do grupo Amigos para Sempre fez uma dublagem da música “Mamãe eu Quero”, que faz parte da trilha sonora do filme Serenata Tropical de 1940, estrelado por Carmem Miranda.

Silvio Carletti Filho do grupo Aparecida Galvão fez uma narração sobre a verdadeira história da construção navio o Titanic. O filme foi lançado no Brasil em janeiro de 1998. Conta a história de um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912.

Os integrantes Joaquim, Inês, Ana Rita, Maria Aparecida, Aparecida Moreno, Mercedes, Oscarlina, Julia, Dulce, Fátima, Sandra, Edna, Terezinha, Anésia, Claudete, Claudia do Grupo Viver a Independência, apresentaram o filme “Mudança de Habito” (canto e dança). O filme conta a historia da cantora Deloris, que é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranqüila das irmãs.

Os integrantes do grupo Caminhando com Jesus CRAS Oliveira Camargo: Crisante, Dusolina, Edna, Luiza, Maria Aparecida, Maria das Graças, Maria de Lourdes, Maria Aparecida Rodrigues, Maria Regina, Marina Moura, Marinalva, Sebastião, Tereza e Vara Lucia dançaram a musica do filme "Dirty Dancing" Ritmo Quente.

As integrantes do grupo Beija Flor do CRAS Campo Bonito com participação de Lolita, Maria Cirilo, Maria José, Olivia e Vera Lucia fizeram dramatização da cena do filme “Encontro com Deus no Monte Sinai” do filme Os dez Mandamentos.

Antônio do Carmo e Almir Soares da Silva do grupo Alegria de Viver com tocaram (violão e viola) e cantaram a música tema do filme nacional “O Menino da Porteira”.

As integrantes do CRAS São Conrado Adelina, Antônia Falceti, Deusdete, Dilma, Eva, Enonita, Maria Lucia, Natalia, Zenaide e Maria Neide dançaram a música tema do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, que conta a historia a baseada na vida do aluno Ferris que tem uma habilidade incomum em matar aulas.

Os integrantes do CRAS Parque Corrolla com Adelino, Aline, Ana Garcia, Cleonice, Eliana, Euclides, Gerônimo, Jadir, Joaquim, Lindaura, Lucia, Luzia, Maria Augusta, Maria Leonice, Naud, Nivaldete, Rosana, Terezinha, Valeria, Vanderlei e Vitalino, com coral e dramatização da cena do filme Xica da Silva, que conta a história da escrava negra, que se torna a rainha do diamante.

O Grupo Viver a Esperança com as integrantes: Cidinha, Lourdes, Maria Rodrigues, Darcy, Maria Aparecida, Maria Marlene, Maria Madalena, Neomara, Norma, Rosana, Ruty, Maria de Lourdes Aguiar e Enir dançam uma música da trilha sonora do filme “O Cavaleiro Solitário”.

As integrantes, Maria Augusta, Maria Aparecida, Maria Júlia, Mary, Sônia, Silvana e Vicentina do Grupo Vivência dançaram músicas da trilha sonora do filme Mama Mia. O filme conta a história de Donna, a proprietária de um hotel nas ilhas gregas e que está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas.

Os representantes do grupo Irmãos Solidários, Irene Pereira, Maria Morais, Lucia e Atílio, cantaram e tocaram a música tema do filme “Aparecida O Milagre”. Que conta a historia de Lucas e do milagre de Nossa Senhora Aparecida.

E por último houve a apresentação das candidatas do concurso Miss 3ª idade 20 anos e ao som da música tema Pretty Woman do filme “Uma linda Mulher”. Apresentação de Zilma, Terezinha, Marilena, Dirce, Nair, Marina, Joaquina, Sayoco, Geralda, Lucilia, Elizabety, Hilda, Altair, Ana de Lourdes, Neide, Ivone, Graça e Vera.

No final da apresentação da 6ª Gincana Cultural, todos os representantes dos grupos subiram ao palco e receberam uma réplica da estatueta do Oscar.

No final doe evento, a coordenadora agradeceu as secretarias municipais e parceiras do Funssol como Cultura, Educação, Esportes, Família e Bem /estar Social, Governo e Relações Institucionais e Comunicação.

Também agradeceu aos funcionários do Funssol, equipe do projeto Vida Feliz, a equipe de som e luz do Ciaei, membros da imprensa e grupos da terceira idade e seus presidentes.

  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 720

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba