Prefeitura dá andamento à reforma das instalações do CEO no Jardim Morada do Sol

Centro de Especialidades Odontológicas funcionará no antigo Mini Hospital
05/09/2018 10:09h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas dá andamento à reforma e ampliação das instalações do Centro Odontológico que funciona nas dependências do antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol. O espaço abrigará uma segunda unidade do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) do tipo II no município, cumprindo mais um item do Plano de Governo do prefeito Nilson Gaspar (MDB). A obra foi iniciada em junho deste ano e a previsão de conclusão é final de novembro.

Além da ampliação da unidade, a equipe da Secretaria de Obras também fará a troca de pisos e revestimentos, reforma da parte hidráulica e elétrica e readequações nas salas de atendimento.

Conforme explicou o diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto, antes da reforma, o Centro Odontológico que funcionava no Mini Hospital realizava cerca de 1.100 procedimentos mensais, mas com a implantação do CEO no local, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é ampliar para 3 mil procedimentos/mês.

Os Centros de Especialidades Odontológicas propiciam a continuidade do cuidado em saúde bucal realizado pela rede de Atenção Básica. Os dentistas da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e, quando o caso exige maior complexidade, encaminham ao CEO.

Essa segunda unidade do CEO do tipo II contará com cinco consultórios odontológicos com profissionais especializados em diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada (gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (canal) e atendimento a pessoa com deficiência.

A implantação e a manutenção do CEO é feita por meio de uma parceria entre o município, Estado e União. O município investe no serviço, mas também recebe recursos estaduais e federais de acordo com a classificação da unidade, sendo CEO do Tipo I, Tipo II ou Tipo III. É classificado como Tipo I o Centro de Especialidades Odontológicas que oferece três consultórios completos com três cirurgiões dentistas. O Tipo II oferece de quatro a seis consultórios completos, com quatro ou mais cirurgiões dentistas. Já no CEO Tipo III, são mais de sete consultórios completos com sete ou mais cirurgiões dentistas. “O Centro de Especialidade Odontológica da avenida Presidente Vargas ainda está classificado como Tipo II, mas a Administração Municipal já enviou toda a documentação necessária para a reclassificação junto ao Ministério da Saúde, já que o atendimento, a estrutura e o serviço que o município oferece, se enquadra na modalidade Tipo III”, explicou Custódio.

O Centro de Especialidades Odontológicas do Jardim Morada do Sol, funcionará na rua Zefhiro Puccinelli s/nº e o atendimento será das 7h às 17h.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno