Indaiatuba promove intensificação da vacinação contra o vírus HPV e a meningite

Ação será realizada de 17 a 29 de setembro; foco são meninos e meninas de 9 e 10 anos
13/09/2018 15:04h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Indaiatuba promove intensificação da vacinação contra o vírus HPV e a meningite

Depois de ser o primeiro município do Brasil a implantar o teste de HPV para a detecção do vírus causador do câncer de colo de útero, antes mesmo de haver uma lesão, a Prefeitura de Indaiatuba mais uma vez sai na frente com a implementação do Plano Municipal de Vacinação contra o HPV e a meningite. O objetivo é vacinar meninos e meninas da faixa etária entre 9 e 10 anos contra o vírus HPV (papilomavírus humano). A ação é parte integrante do Preventivo (Programa Indaiatubano de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero com teste de HPV), implantado há um ano no município, e será realizada por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e a Universidade de Campinas (Unicamp).

A vacinação será realizada no período de 17 a 29 de setembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) do município, de acordo com os horários de funcionamento das salas de vacina, e com intensificação em horários estendidos nas escolas da rede municipal de ensino, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) e na Praça Dom Pedro I (confira a programação abaixo).

Segundo a Secretária de Saúde, Graziela Garcia, o objetivo do Plano Municipal de Vacinação contra o HPV e meningite é ampliar a cobertura vacinal, que tem ficado muito abaixo do esperado, com média de 40%. “Precisamos melhorar a imunização hoje para que nossas crianças estejam protegidas contra vários tipos de câncer no futuro. Por isso contamos com a colaboração e conscientização dos pais e responsáveis para que levem seus filhos para serem vacinados”, comentou.

O médico ginecologista e pesquisador da Unicamp, Dr. Júlio César Teixeira, explica que o foco da ação é prevenir câncer causados pelo vírus HPV. “O papilomavirus humano está associado à formação de alguns tipos câncer, entre eles, pênis, vulva, área genial, garganta, mas, especialmente no colo do útero, que acometem 16 mil pessoas por ano no Brasil e levam 6 mil a óbito. Nós conseguiremos prevenir de fato estas doenças se obtivermos o mínimo de 80% da população vacinada”, explicou.

Segundo ele, Indaiatuba está sendo o primeiro município brasileiro a desenvolver ações efetivas no controle das doenças causadas pelo vírus HPV. “Com a intensificação da vacinação contra o HPV aliada ao Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero com teste de HPV, Indaiatuba será a primeira cidade do Brasil a controlar 100% das doenças graves causadas por este vírus, e que não são poucas”, comemorou.

No caso da população masculina, o município obteve autorização do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para antecipar a faixa de idade para a vacinação, cuja indicação em todo o país é para meninos de 11 a 14 anos. Entre a população feminina, a imunização já faz parte do calendário nacional de imunizações, que prevê a cobertura para meninas de 9 a 14 anos de idade. A vacina é aplicada em duas doses com intervalo de seis a 12 meses.

Confira as datas e locais para vacinação.

UNIDADES DE SAÚDE

Nas segundas e quartas-feiras (dias 17, 19, 24 e 26) será realizada vacinação das 17 às 19h nas seguintes unidades de saúde: UBS 1 (Hospital Dia), PSF Jd. Itamaracá, PSF Pq. Indaiá, UBS 7, UBS 9 (Centro), UBS 5 (Itaici), PSF Pq. Corolla, UBS 10 (Jd. Caliórnia).

Dias 19 e 26 de setembro (quartas-feiras) a vacinação ocorrerá a partir das 19h na UBS do Campo Bonito durante o Projeto 100% Saúde.

ESCOLAS

Dia 22 de setembro (sábado) a vacinação ocorrerá das 8h às 12h nas seguintes unidades: Complexo Educacional Laura Correa (Pq das Nações), Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi (Jd. dos Colibris), Complexo Educacional Nízio Vieira (Morada do Sol), Emeb Profª Yolanda Steffen (Jd. Tropical), Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães (Jd. Teotônio Vilela), Emeb Prof. Osório Germano e Silva Filho (Jd. São Paulo), Emeb Prof. João Batista Macedo (Jd. Monte Verde) e Emeb Profª Elisabeth de Lourdes C. Sigrist (Morada do Sol).

PRAÇA DOM PEDRO I: Dia 22 de setembro (sábado) das 8h às 12h.

CIAEI: Dia 29 de setembro (sábado) das 8h às 13h (durante o Ação Jovem).

• Redator(es): Darlene Ribeiro