Centro de Controle de Operações do Saae reduziu 15 milhões de litros de perda de água tratada em 1 mês

O controle e monitoramento do abastecimento da cidade é feito 24H por dia
18/09/2018 14:16h

Foto: Divulgação

O Saae vem desenvolvendo, desde 2011, através de uma equipe multidisciplinar entre os departamentos de Obras, Hidrometria e Fiscalização, Informática, Tratamento e Manutenção, Projetos, Planejamento e Comunicação, diversas ações do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, e conseguiu através do Centro de Controle de Operações (CCO) diminuir, no último mês, a perda de 15,2 milhões de litros de água tratada com ações nos bairros São Lourenço e Morumbi.

O Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) na Vila Avaí, monitora e controla, através de um sistema integrado e online, todo sistema de abastecimento de água tratada do município, permitindo um melhor gerenciamento e a tomada de decisão com mais rapidez e eficiência, sendo a mais importante ferramenta no combate às perdas de água da Autarquia.

Esse sistema integrado permite aos técnicos do Saae identificarem se está havendo ou não diferença significativa entre a macro e micromedição. A constatação desta diferença indica a existência de perda de água no local, referendando a realização uma pesquisa de vazamento para identificar onde ele ocorre, possibilitando seu reparo, evitando a perda de água tratada e o dano as vias públicas, uma vez que a água que proveniente do vazamento causa erosão e pode causar o afundamento de vias.

No bairro São Lourenço foram detectados 14 vazamentos não visíveis, diminuindo apenas ali a perdas de 13,8 milhões de litros de água tratada por mês. O mesmo trabalho realizado no Jardim Morumbi permitiu evitar a perda de 1,4 milhão de litros, num total de 15,2 milhões de litros / mês, apenas em 2 ações, que equivale a 8% da produção mensal das Estações de Tratamento de Água, capaz de abastecer 2 mil pessoas.

Estão integrados ao CCO, 57 reservatórios, os macromedidores das saídas das Estações de Tratamento e os 13 pontos de macromedição distribuídos em setores da cidade, possibilitando o monitoramento dos parâmetros à distância, otimizando os sistemas de bombeamento, os estudos de controle de perdas, as possíveis intervenções operacionais e o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo, reduzindo desperdícios decorrentes dos vazamentos da rede, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Saae à população de Indaiatuba.

O Plano Diretor de Combate às Perdas contempla várias ações:

SETORIZAÇÃO E MACROMEDIÇÃO

A rede de distribuição do município está dividida em 23 setores de abastecimento, dos quais 13 já estão implantados para possibilitar o controle de pressão e monitoramento das vazões na rede de distribuição através da limitação das zonas de influência da cidade, permitindo a localização com maior facilidade dos vazamentos e possibilitando a melhor análise para tomada de decisões, reduzindo custos e minimizando os transtornos à população.

VÁLVULAS REDUTORAS de PRESSÃO (VRP's)

A instalação das VRP's na rede de distribuição possibilita o controle da pressão e redução do número de rompimentos na rede de abastecimento, e do volume de perdas de água gerado por vazamentos.

PESQUISA DE VAZAMENTOS

A pesquisa de vazamentos é uma ação contínua que o Saae vem realizando e intensificando ao longo dos anos.

Para garantir a eficácia da pesquisa de vazamentos não visíveis, a autarquia possui um cadastro atualizado das redes de abastecimento e equipamentos de ponta, possibilitando o conserto com mais rapidez e eficiência. Os macromedidores tem papel importante nesta ação.

SUBSTITUIÇÃO DE HIDROMETROS

Seguindo determinação do Inmetro, outra importante ação executada pelo Saae, é a troca dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso. Com o passar do tempo, há um desgaste dos componentes internos do relógio, que não registram o volume real de água consumido no imóvel. Até 12 de setembro foram substituídos 11.688 hidrômetros.

SUBSTITUIÇÂO DE REDES E ADUTORAS ANTIGAS

Para reduzir as perdas causadas por vazamentos o (Saae) SAAE vem substituindo por toda cidade, as redes e adutoras antigas. Dos 11 quilômetros de redes previstos para serem substituídas, 8 quilômetros já estão completos.

• Redator(es): Marco Matos - DCS Saae