Prefeitura promove atividades sobre ‘Segurança no Trânsito” com alunos do ensino fundamental

Além deste trabalho, em sete escolas de período integral, são realizadas a oficina de Educação no Trânsito
20/09/2018 10:44h

Foto: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, trabalha durante o ano com os alunos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal, o tema “Segurança no Trânsito”. Aproximadamente 12.700 crianças recebem atividades específicas relacionadas com o assunto, seguindo o material didático oferecido pelo município.

Além deste trabalho, sete escolas de período integral do município, que atendem mais de 2.700 alunos do primeiro ao quinto ano, realizam uma oficina de Educação no Trânsito, com aulas ministradas uma vez por semana. Esta oficina é realizada em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, através do material didático “Observatório Educa”. Os professores e professores coordenadores da oficina de Educação no Trânsito receberam uma capacitação para trabalhar sobre o tema com as crianças.

Para a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a conscientização das crianças no trânsito, alimentação saudável, sustentabilidade, deve ser trabalhada desde cedo e continuamente. “Buscamos estimular os bons hábitos nos nossos alunos com atividades lúdicas, de vivência e de observação em situações do cotidiano. Compreendemos que a educação para o trânsito, e em qualquer âmbito, é um processo de construção de conceitos e valores para o exercício da cidadania. Nossa missão, juntamente com as famílias, é formar cidadãos com valores de companheirismo, cooperação, tolerância, responsabilidade, comprometimento e solidariedade.”

Clubinho Honda

O Clubinho Honda – Trânsito Amigo, acontece através de uma parceria entre a Prefeitura e a Honda. Desde março até dezembro, os alunos do 2° ano de escolas da Rede Municipal, participam de atividades lúdicas e educativas na Cidade Mirim do Clubinho Honda, no CETH (Centro de Treinamento da Honda). O treinamento conta com uma minipista, simulando o trânsito das cidades, com pedestres, motociclistas, motoristas e agentes de trânsito. Ao total serão atendidos mais de 2.400 alunos da Rede Municipal.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi