A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar inaugura o Espaço Bem Viver ‘Mario Jacintho da Silva’

Local é destinado ao atendimento para a terceira idade
25/09/2018 11:02h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito Nilson Gaspar inaugura o Espaço Bem Viver ‘Mario Jacintho da Silva’

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) inaugurou no sábado (22) o Espaço Bem Viver ‘Mario Jacintho da Silva’, localizado na Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, (Marginal Esquerda), nº 3969, Vila Todos os Santos. Cerca de mil pessoas participaram do evento. O espaço será compartilhado pelas secretarias de Esportes, Educação, Família e Bem Estar Social, Cultura, Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e oferecerá oficinas culturais, culinária e atividades esportivas. As inscrições aconteceram na segunda-feira (24), ainda há vagas para a aula de treinamento funcional para maiores de 70 anos.

O momento foi celebrado com o discurso das autoridades presentes, o prefeito da cidade destacou a importância de disponibilizar atividades voltadas para a terceira idade. “Vocês inspiram a gente e no dia a dia e sei que já fizeram tanto por Indaiatuba e agora é nossa hora de fazer mais por vocês, por isso esse centro é voltado para a terceira idade. Cumprimento a família do Mario Jacintho que são meus amigos pessoais, uma família que trabalha muito por Indaiatuba. Fizemos toda essa reforma pois o XVI de Janeiro cedeu o local e vamos usar todo espaço de forma compartilhada. Aos finais de semana o espaço será utilizado pela Associação. O Funssol entra com a parceria com as oficinas voltadas para a terceira idade e tenho certeza que pouquíssimos municípios têm um espaço como esse. Estamos pensando no futuro da nossa cidade e quero que os usuários se sintam em casa e possam aprender e ensinar muitas coisas”, explana Gaspar.

O vereador Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’, o qual fez a indicação do nome, também fez uso da palavra. “Quero cumprimentar toda família do homenageado, pois a gratidão é nossa de conviver com o Mário e nos sentimos lisonjeados em fazer essa homenagem. É lógico que hoje estamos aqui para mais uma inauguração de uma obra que valoriza a qualidade de vida uma cidade é importante com obras assim que valorizam a vida das pessoas e essa inauguração traduz exatamente isso. Lutamos para termos escolas, hospitais, polos esportivos e também temos que dar condições para a terceira idade. O tempo é fantástico só que não há no tempo, tempo para se perder. O tempo nos traz Sabedoria e a calma necessária para saber que estamos vivendo bem”, salienta Cebolinha.

O filho do homenageado, Evandro Jacintho da Silva, ressaltou a alegria de ver o nome do pai no novo espaço da Prefeitura. “Eu como filho quero agradecer ao Cebolinha pela indicação e ao prefeito pelo apoio que sempre nos deu. Somos hoje amigos e filhos que Mario deixou e agora temos algo para deixar o coração. Agradeço muito esse reconhecimento e uma palavra para esse momento é saudades do meu pai”, diz com emoção.

Também esteve presente na inauguração o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni; o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’; a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz; a secretária de Cultura, Tânia Castanho; o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens de Oliveira Junior; o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton de Oliveira Lima ‘Dote’; o secretário de Administração, Orlando Vianna; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani; o secretário de Negócios Jurídicos, Wandreley José Bonni; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes; o superintendente da Fiec, João Neto; a secretária em exercício da Família e do Bem Estar Social, Viviane Roberta Barnabé e a vereadora Sirlene Carvalini.



Mario Jacintho da Silva

O homenageado nasceu em Lis, morou em Indaiatuba de 1976 a 2016, casado com Odete de Faria Silva, teve cinco filhos. Aposentaado pelo Dersa onde trabalhou como servidor de obras importantes como nas rodovias estaduais dos Bandeirantes, Imigrantes, Anchieta, SP75, entre outras.

Em suas atividades associativas foi fundador da Associação de Amigos XVI de Janeiro, Conselho Municipal de Saúde, presidente do Conselho dos Direitos do Idoso; professor paulistano, associação dos aposentados de Indaiatuba e voluntário do Lar São Francisco de Assis. Em 2008 recebeu o Título Honorifico Cidadão Indaiatubano.



Espaço Bem Viver

O Espaço Bem Viver é um espaço de convivência, localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3969, Vila todos os Santos, e vai atender a população de Indaiatuba acima de 55 anos, em atividades de lazer, esportes, educação (EJA- Educação de Jovens e Adultos), informática, oficinas culturais, artesanato e culinária. O espaço será compartilhado pelas secretarias de Esportes, Educação, Família e Bem Estar Social, Cultura, Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

Serão oferecidas pelo Funssol as seguintes oficinas: Macramê, Bordado, Abstração e Percepção (Espatulado sob tela), culinária de Trufas e Pão de Mel, Chocotone, Panetone doce e salgado, Tortas doces e salgadas. Também as oficinas da Secretaria de Cultura como teatro, poesia e Mandala. A Fiec oferecerá curso de Informática Básica.

E por último a secretaria de Esportes, terá aulas de hidroginástica, musculação e Fitness (ginástica funcional, alongamento).

Para 2019, a prefeitura de Indaiatuba por meio da secretaria de Educação oferecerá aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a criação e ampliação de novas oficinas.

O espaço Bem Viver também sedia o grupo de convivência de 3ª idade Amigos para Sempre. Os integrantes se reúnem todas às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30.



Agenda Bem Viver

Oficinas

Oficina de Macramê, profª Sonia Ritter, são 12 vagas.

Aulas às quintas-feiras, 8h30 às 111h30, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2018

Oficina de Bordado, profª Sonia Ritter, 12 vagas.

Aulas às quintas-feiras, 8h30 às 11h, nos dias 1º, 08, 22 e 22 de novembro e 06 de dezembro de 2018.

Oficina de Teatro, profª Bbete Forini, 15 vagas (Cultura)

Aulas às terças-feiras, 8h30 às 11h30, de outubro a dezembro de 2018.

Oficina de Abstração de Percepção (Espatulado Acrílico sob Tela), profª Evandra, 12 vagas

Aulas às terças-feiras, 8h30 às 10h30, de outubro a dezembro de 2018.

Oficina Violetas na Janela – Poesia, profª Rosana, 12 vagas (Cultura)

Aulas às quartas-feiras, 8h30 às 10h30, de outubro a dezembro de 2018.

Oficina Violetas na Janela – Mandalas, profª Rosana, 12 vagas (Cultura)

Aulas às quartas-feiras, 13h30 às 15h30, de outubro a dezembro de 2018.



Aula (Workshop)

Oficina de Culinária - Trufas e Pão de Mel, dia 10 de outubro, quarta-feira, 8h30 às 12h, profª Cássia Duque, 12 vagas.

Oficina de Culinária - Chocolate, Panetones, Doces e Salgados Duque, dia 31 de outubro, quarta-feira, 8h30 às 12h, profª Cássia, 12 vagas,

Oficina de Culinária – Tortas Doces e Salgadas, dia 14 de novembro, quarta-feira, das 8h30 às 12h, profª Cássia Duque, 12 vagas.

Inscrições para atividades esportivas

Após inscrito o aluno deverá apresentar um atestado cardiológico de apto para iniciar as atividades esportivas.

Exame demartológico e carteirinhas- (Informações mais detalhadas no dia da inscrição)

Será permitida a inscrição em apenas uma modalidade esportiva das vagas oferecidas.



Hidroginástica

Hidroginástica (maiores de 70 anos) - terças e quintas – feiras – das 8h às 9h

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 8h às 9h

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 9h15 às 10h15h

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 10h30 às 11h30

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 13h30 às 14h30

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 14h45 às 15h45

Hidroginástica – quartas e sextas-feiras- 16h às 17h



Musculação

Musculação - terças e quintas-feiras – 8h ás 9h

Musculação - terças e quintas-feiras – 9h ás 10h

Musculação - terças e quintas-feiras – 10h ás 11h

Musculação - terças e quintas-feiras – 14h ás 15h

Musculação - terças e quintas-feiras – 15h ás 16h

Musculação - terças e quintas-feiras – 16h ás 17h

Fitnes (Funcional 70+, Alongamento 70+, Alongamento e Funcional)

Funcional 70+ - terças e quintas-feiras- 9h20 às 10h20

Alongamento 70+ - terças e quintas-feiras, 10h30 às 11h20

Alongamento – quartas e sextas-feiras- Alongamento das 15h às 15h50

Funcional - quartas e sextas-feiras, 16h às 17h



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 787

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba