Educação recebe equipamentos de beisebol para alunos que participam do Projeto Base

Cerimônia aconteceu na Emeb “Professora Maria José Ambiel Marachini”
02/10/2018 09:33h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

Na tarde desta segunda-feira (01), o prefeito Nilson Gaspar (MDB), a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, o vereador Massao Kanesaki, o presidente da Acembi (Associação Cultural Esportivo Nipo Brasileiro Indaiatuba), Anésio Kimura e o representante da Ong Pitch in for baseball, David James Darkc, participaram da cerimônia para entrega de equipamentos de beisebol para os alunos das Unidades Escolares que fazem parte do Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino).

O evento aconteceu na Emeb “Professora Maria José Ambiel Marachini”. Alguns alunos encenaram uma partida de beisebol e no final entregaram a bola para o prefeito. A instituição americana, Ong Pitch in for baseball, conheceu o Projeto Base através do vereador Massao e com o objetivo de expandir o beisebol social no mundo, doou 60 bastões de alumínio; 100 bolas couro; 100 bolas de soltball; 100 luvas de couro; 17 materiais de Cacther completo (máscara, peiteira, joalheira e capacete); 20 capacetes; 80 bonés de time oficial e 70 uniformes completos. Também foram entregues aos professores uniformes novos com o logo do Projeto.

O prefeito Nilson Gaspar agradeceu a parceria com a Acembi e Ong Pitch in for baseball. “Sempre falo que vivemos em uma cidade diferenciada, pois investimos nas pessoas, cuidamos de nossas crianças, que representam o futuro. Desde 2015 o Projeto Base faz parte de seis escolas municipais e mudou a vida de muitos alunos. O esporte ensina disciplina, respeito e trabalho em grupo. São valores que essas crianças levarão para o resto da vida”.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, parabenizou todos os envolvidos no Projeto. “A disciplina e organização do beisebol ajudam os alunos no comportamento e desenvolvimento das crianças. Também quero agradecer nosso prefeito Gaspar, que investe e leva a Educação a sério em nosso município”.

O vereador Massao kanesaki, idealizador do projeto de beisebol dentro das escolas, destacou que Projeto Base surgiu de um antigo sonho. “Sempre quis popularizar o esporte, que antes só era frequentado e jogado pelos orientais. Com a união entre a Acenbi e a Secretaria de Educação, conseguimos levar paras as escolas acesso à cultura japonesa que desenvolve nas crianças os valores como respeito, trabalho de equipe, disciplina além de melhorar o comportamento e as notas das crianças. Com a doação desses materiais conseguimos dar início a segunda fase do projeto e com os equipamentos aplicamos as aulas com mais qualidade”.

Projeto Base

O principal objetivo do Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino) é ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, e implicitamente através da prática do mesmo, desenvolver as capacidades físicas como força, flexibilidade, agilidade, resistência e coordenação motora.

O beisebol por sua vez, além de agregar todas as características citadas traz consigo a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente, o cidadão e podem auxiliar muito durante a infância, momento importante para a iniciação da formação individual e social, faixa etária que abrange a maioria dos alunos das escolas municipais de Indaiatuba.

Inicialmente, em 2015, o Base trabalhou com crianças entre 6 e 11 anos, matriculadas em Escolas Públicas Municipais. Em 2017 e 2018, com a expansão do Programa, crianças de 6 a 15 anos, mesmo que não matriculados nas escolas municipais, também têm a oportunidade de participar do Base através do Esporte Cidadão. Atualmente o programa atende aproximadamente 1.100 alunos.

O Complexo Educacional Laura Fahl Correa, as Emebs Cleonice Lemos Narezzi, Maria Cecília Ifanger, Luiz Carlos Batista de Moura, Padre Joaquim e a Maria José Ambiel Marachini, são as unidades que desenvolvem o Projeto, que foi idealizado pelo vereador Massao e que é desenvolvido em pareceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI), com apoio institucional da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), da MLB (Major League Baseball), do Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil e da sociedade civil.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi