Festival Outubro Literário promovido pela Prefeitura de Indaiatuba tem início neste sábado

Abertura contará com lançamento do livro “Carolina, uma biografia”, de Tom Farias
04/10/2018 09:54h

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, inicia neste sábado (06) o Festival Outubro Literário, ação que tem como objetivo fomentar entre a população o gosto pela leitura e escrita. O tradicional evento vai oferecer uma série de atrações gratuitas ao longo do mês para toda a família, incluindo declamação de poesias, noite de autógrafos, sarau, contação de histórias, além da divulgação dos vencedores do Prêmio Literário Acrísio de Camargo.

Nesta sexta-feira (05) será retomada a Seresta das Letras, ação na qual artistas fazem a declamação de poesias em locais diversos. Nau Martins, Sara Bonfim, Monica Kimura, Victor Simões Lobato e Ana Gabriela Duarte se apresentarão em bares e restaurantes do bairro Cidade Nova das 20 às 22h, abrindo as atividades do Outubro Literário.

No sábado (06) em parceria com a Forma Cultural acontece a abertura oficial do Festival Outubro Literário no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) a partir das 20h com Palestra do escritor Tom Farias, que também fará o Lançamento do livro “Carolina, uma biografia”. A abertura da cerimônia contará com alunos da Secretaria de Cultura tocando clássicos do samba.

O jornalista e pesquisador Tom Farias nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde também reside. Formado em Letras e Comunicação Social, escreve para o jornal “O Globo” sobre livros e cultura. É professor universitário da disciplina de Literatura Brasileira e autor de 12 livros já publicados por diversas editoras.

Confira a programação completa do Festival Outubro Literário.

OUTUBRO LITERÁRIO

SERESTA DAS LETRAS

Dia 05/10 (Sexta-feira)

Horário: das 20 às 22h

Local: Bares e restaurantes Cidade Nova

ABERTURA OFICIAL - LANÇAMENTO DO LIVRO “CAROLINA: UMA BIOGRAFIA”

DIA 06/10 (sábado)

Horário: 20h

Local: Ciaei – Sala Acrísio de Camargo - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jd. Regina

POESIA EM TRÂNSITO

Reedição do tradicional evento de divulgação de poesias pela cidade, com a participação dos poetas Victor Simões Lobato, Marcus Mazzieri, Fábio Pimenta, Kimberly Christie e Ana Luiza Souto.

Dia 11/10 (quinta) das 16h às 18h: Terminal Urbano Central (Antiga Rodoviária)

Dia 12/10 (sexta) das 10h às 12h: Parque Temático – Parque Ecológico

Dia 13/10 (sábado) das 10h às 12h: Centro Comercial do Campo Bonito

Dia 14/10 (domingo) das 10h às 12h: Feira Praça Dom Pedro II

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Apresentação do espetáculo “Um pé, Dois Pés, De Que?”, a cargo de Nau Martins e Marina Costa. Roda de histórias reúne contos da tradição oral afrodiaspórica, coletados por Heloísa Pires Lima, Celso Cisto, Adelsin e outros. Um importante aspecto das culturas tradicionais é priorizado neste trabalho, qual seja, a ancestralidade, aqui representada por meio de duas grandes árvores, o Baobá e a Cabaceira e seus frutos. Através da escuta, da brincadeira e do canto, o público é convidado a passear por diferentes cenários, entre África e Brasil.

Local: Bosque do Saber - Rua João Batista D'Alessandro, 610 - Jardim do Sol

Data: 20/10 das 10h às 11h30.

OFICINA DE LITERATURA

Oficina de Literatura para Jovens Escritores, a cargo do escritor e professor de literatura, Renato Modernell. É obrigatória a participação de todos os inscritos no Prêmio Acrísio Camargo de Literatura – Nova Geração.

Local: Bosque do Saber - Rua João Batista D'Alessandro, 610 - Jardim do Sol

Data: 20 de outubro (sábado) das 10h às 12h e das 14h às 16h.

SARAU TODAS AS PALAVRAS

Reedição do tradicional evento, aberto a todos os escritores e artistas de Indaiatuba, na Tulha do Casarão do Pau Preto, com curadoria do ator, dramaturgo e poeta Marcos Mazzieri, organizador do Sarau Varal.

Dia 20/10 (sábado) às 19h

Local: Casarão Cultural Pau Preto

FINAL DO PRÊMIO LITERÁRIO ACRÍSIO DE CAMARGO

Dia 29/10 (segunda-feira) às 8h

Local: Prefeitura de Indaiatuba

CAROLINA: UMA BIOGRAFIA

Carolina: uma Biografia é um livro sobre a vida e obra de Carolina de Jesus onde o autor apresenta a sua trajetória desde sua infância na cidade de Sacramento, Minas Gerais, a sua chegada na cidade de São Paulo e sua morada na favela do Canindé.

A biografia detalhada narra a relação de Carolina com seus filhos, a sua ascensão social devido ao estrondoso sucesso editorial do seu livro “Quarto de despejo”, lançado no ano de 1960, e seu declínio advindo do desinteresse do mercado editorial para as suas publicações posteriores. Somados a tudo isso, a personalidade marcante de Carolina e as barreiras sociais e discriminatórias brasileiras que enfrentou, levou a escritora a retornar à mesma condição de pobreza em que viveu durante boa parte da sua vida.

• Redator(es): Darlene Ribeiro