Tornados Indaiatuba é bicampeão da Taça Tupi de Rugby

09/10/2018 15:58h

Foto: Divulgação RIC-PMI
Tornados Indaiatuba é bicampeão da Taça Tupi de Rugby

O prefeito Nílson Gaspar (MDB) recebeu no gabinete na segunda-feira (8), o time do Tornados de Indaiatuba. A equipe apelidada de Ciclone Laranja tem provocado tempestades onde quer que passe. Esse é o resumo do ano do plantel, que viveu uma verdadeira maratona de jogos nos últimos meses, jogando semana após semana e conquistando todos os seus objetivos.

Em setembro, a equipe havia sido campeã do Campeonato Paulista Série B, contra o Engenharia Mackenzie por 22 x 17. No sábado (29), o clube indaiatubano fechou o ano, de forma perfeita conquistando o título da Taça Tupi em um jogo de arrepiar em Caxias do Sul, com direito a virada no lance final para os laranjas triunfarem por épicos 28 x 27.

Depois de conquistar o Paulista B de Rugby e a promoção à Série A, o staff local também ficou com o título da Taça Tupi, nome do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. A equipe já havia conquistado o título da competição em 2012.

O Serra Gaúcha, time adversário estava forte e era considerado o favorito. O clube de Caxias do Sul tinha campanha perfeita na Taça Tupi e jogava em casa, levando grande público ao Estádio Municipal. Os gaúchos começaram mostrando sua força com o primeiro try em grande estilo, mostrando apoio, continuidade, quebrando tackles e mantendo a bola viva até o oitavo Crippa marcar aos 5 minutos de partida.

O Tornados respondeu 10 minutos depois com try bem construído e finalizado pelo fullback artilheiro Sandrinho. Mas a resposta dos donos da casa foi imediata com try do ponta Luciano “Ronaldo” aos 19 minutos, quebrando o bom momento dos paulistas, que estavam dominando a posse de bola. E antes do intervalo a linha caxiense funcionou de novo com outro ponta Joílson, marcando 19 x 7 na pausa, com o Tornados reduzido com 14 homens devido a um cartão amarelo.

O segundo tempo foi iniciado com mais pressão do time da casa, que teve um try anulado por passe para a frente. Quem não faz, leva, e aos 50 minutos Clodoaldo marcou o segundo try para o Tornados, na base do pick and go. A resposta, no entanto, foi instantânea e Juca chutou penal certeiro.

Mas os laranjas cresceram e, aos 56 minutos, o jogo de mãos encaixou e novamente Sandrinho cruzou o in goal para deixar o jogo em eletrizantes 22 x 21. O Serra Gaúcha não acusou o golpe, foi para cima e conseguiu precioso try aos 61 minutos com o jovem pilar Neymar cravando novo try que dava 6 pontos de frente aos donos da casa. Logo depois, no entanto, o Serra Gaúcha foi reduzido a 14 homens por amarelo. Ainda assim, o time de Caxias manteve sólida defesa e teve chance de ouro para fechar a vitória com penal. Mas a opção por tentar o try ao invés dos 3 pontos foi feita. E não deu certo. O Serra teve novo amarelo aos 78 minutos, na última bola, Marcelo “Didi” Amato acertou um tackle preciso anulando o contra ataque que seria decisivo para os gaúchos e causando knock on. O Scrum alvi-laranja empurrou e o Amato mais novo, Alcino “Tesouro”, puxou forças sobrenaturais e disparou por meio campo, selando com chave de ouro seu título de tryman do campeonato. O artilheiro Sandrinho acertou o chute e fechou os 28 pontos.

O clube de Indaiatuba agora tira férias do XV com missão cumprida, enquanto o Serra Gaúcha se prepara para um último jogo, contra o San Diego, pela Repescagem de Promoção e Rebaixamento, valendo vaga no próximo Super 16.

• Redator(es): Márcio Aguiar