Equipe Paralímpica de Indaiatuba é campeã Brasileira de natação

Treinador da equipe Indaiatubana foi eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro
26/10/2018 17:12h

Equipe Paralímpica de Indaiatuba é campeã Brasileira de natação

No domingo (21), foi encerrado o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. Com o fim da temporada, a equipe paralímpica da Secretaria de Esportes/ADI APIN conquistou o título de campeã brasileira. Com 259 atletas de 72 clubes, na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), em São Paulo, a competição encerra o ciclo de eventos nacionais da temporada. A primeira edição da competição contou com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. A ADI APIN, de Indaiatuba, ficou com o título de melhor clube e recebeu R$ 15 mil como prêmio. O treinador da equipe indaiatubana, Antônio Luiz Duarte Cândido ‘Maceió’, foi eleito o melhor técnico e recebeu R$ 3 mil - mesmo valor distribuído aos melhores atletas por ITC (Daniel Dias e Patrícia Pereira, no masculino e feminino, respectivamente) e também os mais eficientes da competição, tanto adultos quanto jovens, por gênero.

A intenção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é que o calendário de competição nacionais de 2019, auxilie na preparação para estes eventos. Vale ressaltar que o Brasil ainda terá pela frente os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º. O CPB tem como meta manter-se no topo do quadro-geral de medalhas da competição continental - feito que se repetiu no Rio 2007, Guadalajara 2011 e em Toronto 2015.

Premiação

Ao todo, os Campeonatos Brasileiros de Atletismo, Esgrima em Cadeira de Rodas, Halterofilismo e Natação distribuíram cerca de R$ 180 mil em premiações. Esta foi a primeira edição dos eventos, organizados pelo CPB. "Este é um formato novo e muito interessante, já que pretendemos que o Brasileiro seja o auge de todos os nossos eventos. Queremos que seja, em termos de qualidade, o fechamento com chave de ouro do nosso calendário. Há alguns ajustes ainda para serem feitos, mas para o próximo ano acreditamos que teremos todas as modalidades com uma qualidade técnica ainda melhor. Todos os clubes estarão muito preparados para este formato", disse Alberto Martins da Costa, diretor-técnico do CPB. Confira abaixo a relação completa dos melhores do Brasileiro.

Premiações do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação

Melhor técnico - Antônio Luiz Duarte Cândido - Indaiatuba