Atleta de Indaiatuba é campeão no Mountain Bike XCO nos Jogos Abertos

21/11/2018 16:28h

Foto: Divulgação/RIC-PMI
Atleta de Indaiatuba é campeão no Mountain Bike XCO nos Jogos Abertos

O piloto Guilherme Gotardelo Müller, de Indaiatuba, foi o campeão da prova de Mountain Bike XCO, realizada na sexta-feira (16), no sítio Santa Maria, em São Carlos. Atleta profissional desde 2011, já participou seis vezes de Jogos Regionais e Abertos e foi campeão em todas as provas. “Foi um circuito bem bacana, surpreendeu, eles capricharam bastante para esta edição dos Jogos Abertos. Fiquei bem feliz com a minha prova, com a forma como andei durante toda a prova e saí bastante feliz por ter contribuído com Indaiatuba com esses pontos”, celebrou.

Müller treina em média seis vezes por semana em torno de 15 horas no total. “Eu alterno treino de musculação com treino na bike e ciclismo de estrada. E já faz oito anos que tenho acompanhamento profissional”, contou.

A prata no masculino ficou com o ciclista Bruno Martins Lemes, de São José dos Campos, e o bronze com Leandro Donizete dos Santos, de Santos. A pista, homologada pela Federação Paulista de Ciclismo em agosto, e própria para a prática de Mountain Bike, elevou o nível da prova. O tetracampeão brasileiro Renato Seabra, de Assis, ficou em 5º lugar.

Feminino

No feminino, a atleta Laís Mendes Soares Saes de Indaiatuba ficou em quarto lugar. A campeã foi Sofia Franco Subtil de São José dos Campos, seguida de Giovana Cruz Corsi, de Rio Claro, que ficou com a prata e de Ana Paula Casetta, de Santos, com o bronze. A vitória veio depois de um esforço de cerca de uma hora para concluir as quatro voltas do percurso de quatro quilômetros. No total, oito ciclistas participaram da 1ª divisão do feminino. “A prova foi bem dura, fiz bastante força e mantive a liderança desde a largada, foi bem bacana. A Laís ficou na primeira volta inteira colada comigo, mas depois conseguir abrir e manter essa diferença. No finalzinho a Giovana apertou o pé, ainda assim, consegui me manter, fiquei bem feliz”, relatou a campeã.

Pista

A trilha das provas de Mountain Bike da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que fica dentro do Sítio Santa Maria, foi construída pelos próprios ciclistas de São Carlos. A iniciativa nasceu da paixão pela modalidade e do desejo de reunir a família em torno do esporte.

Cerca de 30 pessoas de um grupo carinhosamente chamado de Várzea, que tem mais de 25 anos de experiência nesta modalidade do Ciclismo, trabalharam voluntaria e incansavelmente durante quatro anos até que esse sonho se tornasse realidade. “Nosso grupo tem tradição de pedalar aos sábados, então, nós dedicamos vários sábados de pedal a essa obra; em vez de pedalar, a gente ia abrindo a pista”, contou David Dieguez, um dos idealizadores do Várzea. Segundo ele, o objetivo era fazer uma pista de XCO (Cross Country Olímpico), uma modalidade da Mountain Bike. “Fomos construindo devagarzinho, sempre tendo em vista o XCO. E começamos a fazer eventos mensais aqui, até que conseguimos oferecer o espaço para essas corridas maiores e conseguimos realizar nosso sonho”, celebrou Dieguez.

A pista foi homologada pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) em agosto deste ano. “No estado de São Paulo temos apenas três pistas para XCO, uma em Taubaté, uma em São Paulo e essa de São Carlos, que não só está aprovadíssima, como também está em um local lindo”, falou o comissário da FPC, Márcio Ferreira.

O sítio foi palco das provas da modalidade dos Jogos Regionais, dos Abertos e, segundo Ferreira, será palco do Campeonato Paulista de Mountain Bike XCO. “É um sonho que está sendo concretizado com o apoio das organizações”, celebrou Dieguez.

• Redator(es): Márcio Aguiar