Secretaria de Educação realiza o IV Seminário de Professor para Professor

27/11/2018 14:48h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Secretaria de Educação realiza o IV Seminário de Professor para Professor

A Secretaria de Educação promoveu na segunda-feira (26), no auditório da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, o IV Seminário de Professor para Professor. O tema abordado pelo palestrante Lino de Macedo foi "A importância da formação continuada".

O evento marcou o encerramento do quadro de oficinas pedagógicas “De Professor para Professor” organizadas pelo Núcleo de Formação Continuada. Em 2018 foram realizadas 231 horas de formação para 361 professores.

Sobre o palestrante

Lino de Macedo é professor Emérito do Instituto de Psicologia, USP, membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância e estudioso dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, de alunos ou professores, no contexto escolar. “O trabalho sério desenvolvido pela formação continuada aos profissionais da educação é um dos fatores determinantes para o sucesso obtido pelo município no Ideb.

Sobre o tema

Ensinar, em qualquer escola da Educação Básica, supõe ao menos três momentos: planejar a aula, atividade ou projeto, (2) realizar a atividade proposta, (3) refletir, isto é, relatar, discutir, analisar, fundamentar os momentos (1) e (2), aprendendo com eles, de modo a aperfeiçoar, divulgar, fundamentar teoricamente, em síntese, formar-se continuamente em favor de um magistério de qualidade e valioso seja para os alunos, seja para os seus professores ou orientadores. A palestra será sobre este terceiro momento e o quanto importa àqueles que ensinam aprender sobre si mesmos, seus alunos, colegas, conteúdos e metodologias disciplinares. Ou seja, nossa pergunta é como e por que fazer uma prática reflexiva visando a formação continuada dos professores?

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi