Secretaria de Cultura divulga vencedores do 4º Salão de Artes Visuais

04/12/2018 16:26h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Secretaria de Cultura divulga vencedores do 4º Salão de Artes Visuais

A Prefeitura de Indaiatuba realizou nesta segunda-feira (03) a Premiação do 4º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba. Com a instalação denominada “Escavações”, a artista Beatriz Amaral foi a grande vencedora desta edição, levando o prêmio de R$ 4 mil. Hugo Walter King conquistou a segunda colocação com a pintura em tela denominada “Os 3 Demônios”, levando R$ 3 mil, e a fotografia “Luzes”, de Renan Antonieto, foi classificada em 3º lugar, cujo autor ficou com a premiação no valor de R$ 2 mil.

Segundo a secretária de cultura, Tânia Castanho, este ano o prêmio foi reformulado com o objetivo de prestigiar artistas da cidade. “Estamos muito felizes, recebemos muitos inscritos e a qualidade das obras apresentadas é incrível. O salão é uma forma de incentivar ainda mais belas criações como as que estarão expostas aqui na Secretaria de Cultura a partir de hoje”, comentou.

Ao todo 74 pessoas inscreveram 114 obras para o Salão, que é um espaço anual para exposição e premiação dos artistas plásticos locais, nas diferentes modalidades das artes visuais. Concorreram à premiação neste ano, 36 fotografias, 33 pinturas, 20 esculturas, 15 desenhos, nove gravuras e uma Instalação. Desse total, foram selecionados 65 obras de 42 artistas para comporem a exposição, que ficará aberta para visitação das na Secretaria de Cultura (Centro de Convenções), situada à Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompéia, no período de 03 a 20 de dezembro e de 02 a 14 de janeiro de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

O corpo de jurados foi formado pelo doutor em artes, João André Brito Garboggini, pelo artista, ator e diretor, Dimaz Restivo, e pela artista plástica, Ana Braga. Para a definição dos vencedores, foram considerados parâmetros como, ineditismo, originalidade, técnica, adequação e coerência entre forma e conteúdo, apresentação e adequação ao regulamento. O curador do 4º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba foi comunicador Celso Falaschi.

Confira a classificação por modalidade:

– ESCULTURA

1º. Lugar – Izael felix – “campo de golfe”

2º. Lugar – josé airton parra sobreira – “louva-deus”

3º. Lugar – José Ricardo de Almeida Vieira (Estranho) – “MÃO DO MONSTRENGOSO”

– DESENHO

1º. Lugar – Regis Thiago – “Anja”

2º. Lugar – Walter Caldeira – “Perseverança 2”

3º. Lugar – Kenia D”Angelo – “Bonita e Lampião”

– GRAVURA

1º. Lugar – Liliam Sonsin - “Raiz”

2º. lugar – Felipe Kazuo Murakami – Mofo