Prefeitura desenvolve ações para o controle e prevenção de escorpiões

Dois treinamentos para agentes de saúde já foram realizados
20/12/2018 11:37h

Prefeitura desenvolve ações para o controle e prevenção de escorpiões

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde está estabelecendo ações de prevenção e controle de escorpiões. O plano de ação para controle e prevenção dos escorpiões foi dividido entre os três setores: Setor de Controle de Zoonoses; setor de Controle da Dengue e departamento de Vigilância Sanitária. Os agentes comunitários; agentes de controle de endemias e agentes fiscais sanitários, passaram por capacitação no dia 10 de dezembro sobre os cuidados e o protocolo de atendimento para a população. O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Urbanismo também passou pela capacitação para manuseio de áreas com foco de escorpião.

O Setor de Controle de Zoonoses ficou competente pelos treinamentos dos Agentes de saúde. Palestras Educativas e Informativas em Condomínios; Unidades Básicas de Saúde/PSF e Associações de Moradores. Atendimento da demanda de denúncias para orientações e Notificações “in loco”. Distribuição de panfletos, afixação de Cartazes em locais estratégicos. Recolher, armazenar, identificar e dar destinação final aos escorpiões vivos ou mortos capturados pelos munícipes. Encaminhamento a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) para as devidas providências os escorpiões vivos capturados.

O Setor de Controle da Dengue ficou com responsabilidade da elaboração de Projeto Educativo para Palestras relacionado a animais sinantrópicos e peçonhentos para crianças das Escolas Municipais. Visita casa a casa nos Bairros, de acordo com o Plano de Combate à Dengue e prioridades com entrega de materiais educativos em todas as ações e orientações.

O Departamento de Vigilância Sanitária fará as orientações e distribuição de panfletos nas demandas de vistoria de solicitação de licença e renovações atingindo o setor de indústria, comércio e serviços. A intensificação das orientações de higiene ambiental e exigências de ralos escamoteáveis ou telados, telas milimétricas nas aberturas e vedações necessárias com o meio externo. Intensificação da fiscalização e notificações para limpeza de terrenos murados. Palestras de orientação com distribuição de Panfletos nos Cursos Ministrados como Curso Básico de Manipulação de Higiene e do Curso de Biossegurança para Salões de Beleza e mapeamento dos Locais de maior incidência para adoção de medidas pontuais.

A secretária de Saúde, Graziela Garcia, fala sobre a preocupação da administração pública em relação aos escorpiões. “Nós sabemos que a população está receosa com o aparecimento de escorpiões em diversos pontos da cidade. Estamos monitorando as áreas com maiores incidências e planejamos essas ações, que em primeiro lugar trabalha a conscientização e depois a prevenção e o combate. Essa luta tem que ser em conjunto, a Prefeitura e a população, assim como fazemos com o mosquito Aedes Aegypti; dessa forma dobramos a nossa força para prevenir esse tipo de acidente. Gostaria de enfatizar que estamos pensando e trabalhando para amenizar essa situação e contamos com a colaboração e conscientização de todos”, esclarece Graziela.

Os escorpiões são animais peçonhentos representantes da classe dos aracnídeos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente com pessoas geralmente ocorre quando se encosta no animal, com maior frequência na mão ou no pé. A maior incidência é nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade. O caso clínico da pessoa que leva a picada do escorpião é enquadrado em leve quando há dor, eritema e sudorese local; nesse caso o tratamento é sintomático e representa 97% dos acidentes. O quadro moderado apresenta sintomas de alterações locais mais sistêmicas; agitação, sonolência, sudorese, náuseas, vômitos, hipertensão arterial, taquicardia e taquipnéia; nesta ocasião o tratamento é com o soro antiescorpiônico, mas representa somente 1,3% dos acidentes. A classificação grave apresenta vômitos profusos, sialorréia, sudorese profusa, agitação, tremores, espasmos musculares, bradicardia, bradipnéia, alterações eletrocardiograma (ECG), edema pulmonar agudo (EAP), insuficiência cardíaca crônica (ICC) e choque. Com esse quadro clínico o paciente também é tratado com soro antiescorpiônico, chegam ao estado grave somente 1,7% dos acidentes.

Em Indaiatuba foram registrados 19 acidentes com escorpião, todos classificados com grau leve. Os lugares mais propícios de surgimento de escorpião são: perto das casas, em terrenos baldios, velhas construções, entulhos, pilhas de madeira e lenha, tijolos, mato e lixo, além de saídas de esgoto e ralos. Dentro das casas, são frequentemente encontrados nos sapatos e pilhas de roupa. Acompanhe abaixo as ações de prevenção que cada pessoa deve ter a iniciativa de realizar em sua residência para evitar o acidente com o aracnídeo.

PREVENÇÃO

• Para prevenir o aparecimento do escorpião se possível crie galinhas, patos e gansos;

• Não mate as lagartixas, sapos, corujas. Esses animais comem escorpiões;

• Elimine baratas e grilos. Esses animais, assim como outros insetos, servem como alimentos para os escorpiões;

• Não acumule lixo e entulho, eles atraem baratas e outros insetos. Coloque o lixo em sacos plásticos;

• Agite roupas, sapatos e toalhas antes de usá-los. Não pendure roupas em paredes;

• Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas. Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia. Vistoriar materiais de construção armazenados, guarda-roupas e armários;

• Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias e banheiros. Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura e esgoto.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prefeitura pelo 0800 770 770 2

• Redator(es): Laís Fernandes