Saae inicia o desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico

Manutenção dos mananciais da cidade é uma das prioridades do Saae
16/01/2019 16:14h

Foto: Marco Matos – DCS/Saae
Saae inicia o desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) deu início ao desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico, formado pelo Córrego do Barnabé, um dos cartões postais de Indaiatuba. Por estar em perímetro urbano e cortar boa parte do município, o córrego precisa frequentemente ser desassoreado, principalmente por receber grande parte das águas pluviais trazendo resíduos das ruas e galerias.

Em 2011 e 2014 o primeiro trecho já foi aprofundado em dois metros, limite determinada pelo leito rochoso que compõe o fundo da lagoa. As máquinas já estão no local fazendo o trabalho de desviar o fluxo da água para que a lagoa fique seca, possibilitando a retirada de até 1,5 mil caminhões de lama e o aumento da profundidade para dois metros, atualmente a lagoa se encontra com 20 centímetros de profundidade.

O conjunto total de lagoas do parque integra o sistema do Córrego Barnabé, responsável por 7,5 da captação da cidade. A secagem será feita de forma natural, abrindo caminho para a água escorrer para outras lagoas.

“Estamos limpando a lagoa que forma o cartão postal de Indaiatuba e é importante que a população não jogue lixo nas ruas e armazene corretamente os materiais de construção”. Adverte o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Lopes Coral.

• Redator(es): Marco Matos/ Renata Coutinho - DCS Saae